Pioneira em educação inovadora e inclusiva, pedagoga receberá, dia 30, Cidadania Feirense e comenda
27 de outubro de 2023

Pioneira na implantação de projeto educacional com inovação e tecnologia, e também na inclusão de estudantes surdos em Feira de Santana, a pedagoga e psicóloga Viviane de Araújo Rocha Santos será homenageada pela Câmara Municipal na próxima segunda-feira (30), às 19h, em sessão solene. No evento, serão outorgados à fundadora da Escola Criativa o Título de Cidadã Feirense e a Comenda Maria Quitéria. A entrega das honrarias atende a projetos de decreto legislativo de iniciativa dos vereadores Lulinha (UB) e Lu de Ronny (MDB), respectivamente.

Viviane de Araújo é licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, bacharel em Psicologia e pós-graduanda em Sexualidade Humana. Ela já foi membro do Conselho de Educação de Feira de Santana, ocupando o cargo inicialmente como suplente e, posteriormente, como conselheira representante de educação infantil das escolas privadas.

Com 31 anos de profissão, ela se dedica aos estudos na área da psicologia comportamental para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), bem como, sobre a saúde emocional e mental de professores. Ainda, participa de projetos sociais com atenção às mulheres em situação de vulnerabilidade física e emocional.

Trajetória

Nascida na cidade de Medina, em Minas Gerais, Viviane de Araújo veio à Feira de Santana ainda bebê. Na Princesa do Sertão, teve sua infância marcada pela dança e pelo esporte. Bolsista em uma academia de ballet, venceu concursos de dança infantis de escolas particulares da cidade. Foi capitã do time de voleibol juvenil no Feira Tênis Clube I, rainha do bloco de micareta FTC e até modelo nos primeiros comerciais de televisão produzidos no município.

Na sua juventude, cursou magistério no Instituto de Educação Gastão Guimarães. Em seguida, foi aprovada no concurso de professores do Município de Feira. Lecionou durante alguns anos com a alfabetização de jovens e adultos no turno noturno e com alfabetização de crianças em escola privada. Ao dedicar-se a sua formação, já participou de congressos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Pernambuco, Recife, Fortaleza, Cabo de Santo Agostinho, Salvador, Brasília, Argentina, Panamá e Chile.

Para implantar os Centros de Artes e Esportes Unificados no bairro Cidade Nova, onde reside desde que chegou à cidade, ela representou a localidade na busca por recursos em Brasília. Hoje, popularmente conhecida como Praça CEU, a Estação Cidadania – Cultura beneficia pessoas de todas as idades com atividades culturais, artísticas e esportivas de forma gratuita.