FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Possível tarifa zero no transporte coletivo será tema de sessão especial
12 de agosto de 2024

Objetivando promover o debate sobre o modelo de cobrança tarifária no transporte público de Feira de Santana e elencar sugestões para garantir o serviço como “direito social e constitucional” aos cidadãos, a Câmara Municipal realizará uma sessão especial tratando do assunto. Com o tema “Tarifa zero no transporte coletivo feirense”, a iniciativa consta do requerimento nº 69/2024, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. O alto custo de passagens e o registro de crises no sistema estão entre as justificativas da proposta de discussão.

A tarifa elevada em Feira, conforme destacado no requerimento, tem sido alvo de constante insatisfação por parte dos usuários. E um dos grandes questionamentos é que, apesar de passar por reajustes periódicos “sempre para cima”, o aumento nunca significa retorno em forma de melhoria na qualidade do serviço prestado. “Pelo contrário, o Sistema Integrado de Transporte (SIT) encontra-se constantemente em crise, o que já provocou cisões contratuais e até mesmo intervenções por parte do Município”, diz o documento.

Consequentemente, a redução no número de passageiros do transporte público tem fortalecido a percepção da sociedade a respeito da “ineficiência e defasagem” do modelo adotado. “Isso mostra que ele precisa ser revisto com urgência, antes que se torne inviável. Portanto, é fundamental que a discussão seja estimulada pela Casa da Cidadania”, enfatiza a justificativa, informando que muitos municípios brasileiros já buscam “soluções criativas e sustentáveis” para conter crises semelhantes.

 

Foto: Andrews Pedra Branca

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.