Praticante da corrida, após “susto” com coração, vereador pede mais espaços e eventos
7 de junho de 2024

Esta semana, na quarta-feira (5), comemorou-se o Dia Nacional da Corrida. A data foi lembrada na Câmara por um vereador que pratica este esporte. Eli Ribeiro (Republicanos), não tem dúvida de que, graças à atividade, mantém em dia o coração. A falta de atividade física quase o levou à morte. Após o grave problema cardiológico que enfrentou, anos atrás, passou a praticar este esporte com regularidade. E, agora, em discurso na Câmara, ele defendeu veementemente investimento público em espaços e eventos nesta modalidade, por ser ferramenta propulsora de uma vida saudável.

“Estamos evoluindo em ciclovias, como a da Noide (avenida Noide Cerqueira), parabenizo ao prefeito por isto, mas também precisamos criar espaços com estrutura para a corrida e realizar eventos nessa área, para atrair cada vez mais gente”, disse Eli Ribeiro. Ele tem a expectativa de que o prefeito e o superintendente de Esportes, Carlinhos de Missuca, farão isto.

O vereador informou que nao dispensa a corrida, durante a semana, “por  minha saúde”. Ele teve um problema no coração quando participava de um congresso, em Foz de Iguacu. Passou mal, foi levado às pressas ao hospital. O diagnóstico, uma veia entupida e 70% da outra prejudicada. Médico o recomendou cuidar da alimentação e fazer atividade física.

Às vezes, ele alerta, a pessoa se acomoda no ar condicionado” e deixa de cuidar do corpo e da mente. “Quase morri por vacilo, pois nada fazia de atividade física e não cuidava da alimentação”. Ele lembra estudos da OMS que preveem que o sedentarismo pode levar 50 milhões de pessoas a desenvolver  doenças cardíacas e diabetes nos próximos anos, devido a quantidade de pessoas sedentárias: Quem não cuida pode morrer de repente. A gente vê vários casos”, avisa. É preciso, ele aconselha, praticar, natação, caminhada, corrida, algo de que se goste mais: “Não pode é ficar parado. Pesei 95 quilos com 1m62 de altura. Hoje, 86 quilos graças à corrida”.

Foto: arquivo pessoal Instagram vereador Eli Ribeiro