Prefeito e secretário devem explicar retirada de R$ 33 mi do orçamento da Agricultura
31 de agosto de 2023

A transferência, por parte do Poder Executivo, de aproximadamente R$ 33 milhões locados no Orçamento deste ano junto à Secretaria Municipal de Agricultura, para outras áreas do Governo, deve ser explicada à Câmara pelo prefeito Colbert Martins Filho e pelo titular da pasta, Pedro Américo, adverte o vereador Luiz da Feira (Avante). Em pronunciamento durante a sessão de hoje (31), na Tribuna Maria Quitéria, ele disse que a Secretaria de Agricultura enfrenta dificuldades e está sem recursos para executar seus projetos, diante da medida.

Do orçamento total de R$ 40 milhões, aprovado pela Câmara para 2023, afirma ele, houve um remanejamento de mais de 80% para outras secretarias, restando apenas R$  7 milhões para investimento no campo, valor insuficiente para as prioridades existentes.

“Este ano não houve nem distribuição de sementes na nossa zona rural. Acho que o prefeito deveria ter usado o valor transferido para comprar três ou quatro carros pipa, pois o povo está mendigando por distribuição de água. A que ponto chegou nossa cidade?”, criticou Luiz da Feira, que pretende protocolar um requerimento pedindo explicações ao prefeito. “Queremos que  informe em que foram ou estão sendo gastos os recursos retirados da agricultura. Ele precisa rever esta situação”.

PISO DA ENFERMARIA

Luiz da Feira informou ainda que a Prefeitura já recebeu o recurso federal referente ao repasse para pagamento do novo piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ele alertou que os profissionais vinculados à rede municipal de saúde estão cobrando e aguardando que seja enviado o projeto de lei para a Câmara autorizar o pagamento. “O pessoal da saúde tem me cobrado. E estamos aqui para votar e ajudar a estes valorosos guerreiros lutadores”, garantiu.

Foto: Washington Nery