Prefeitura não desenvolve políticas públicas para animais e associações ficam sobrecarregadas
20 de junho de 2022

A falta de políticas públicas efetivas para a proteção e bem-estar animal sobrecarrega associações que assumem o papel do poder público em Feira de Santana, especialmente da Prefeitura Municipal. A observação é do vereador Jhonatas Monteiro, que chama atenção para a falta de recursos em organizações não governamentais como a Associação Protetora dos Animais (APA) e a Associação Patinhas de Rua.

Na tribuna da Casa da Cidadania, ele lembrou que a situação poderia ser diferente, visto que, alguns parlamentares destinaram parte das suas emendas para associações como estas. No entanto, os recursos foram “retidos” pelo Executivo feirense. Neste cenário, Jhonatas pede a contribuição dos munícipes que se solidarizam com a questão animal e têm condições de colaborar. “Essas instituições precisam realmente da ajuda de quem puder contribuir e precisam contar  com o amparo público, principalmente. É uma vergonha que a Prefeitura retenha as emendas parlamentares que foram destinadas a estas instituições”.

Animais sem alimentação

Os animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também sofrem sem alimentação. Segundo o vereador Galeguinho, o departamento não tem ração para oferecer aos animais e, por isso, muitos deles passam dias sem comer. “É um descaso total  e nós, que temos a sensibilidade de proteger esses seres,  nos sentimos de mãos atadas”.

Para Jhonatas, esta situação é ainda mais grave, porque, além de reter as emendas parlamentares que iriam beneficiar os animais, o próprio poder público, “por ele mesmo, está praticando maus tratos, porque, no final das contas, não garantir nem mesmo a alimentação é um mau trato, só que desta vez, é praticado por agentes públicos”.