Prefeitura reduz salário de professor mas contrata CETEB, por quase R$ 3 milhões, para aula de inglês
26 de agosto de 2020

“A Prefeitura  não paga aos professores, não consegue  auxílio-alimentação (de estudantes) mas prefere contratar, por R$ 2.883.489,00, o CETEB (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia) com o objetivo de ensinar inglês às crianças no contraturno escolar”. O comentário foi feito nesta quarta (26) pelo vereador Roberto Tourinho (PSB), diante de um grupo de professores da rede municipal que compareceu à Câmara para protestar contra o prefeito Colbert Martins, devido ao corte na remuneração da categoria, desde o início da pandemia de coronavírus. O vereador diz não ser contrário ao aprendizado do idioma pelas crianças, mas se posiciona contra “a adoção de uma medida como essa, num momento como esse, no qual a Prefeitura deixa de pagar salários a educadores para contratar curso de inglês”.

Os professores compareceram à Casa da Cidadania sob a orientação da APLB-Sindicato e sua diretoria. Eles lutam contra uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que derrubou a liminar que obrigava a Prefeitura a retomar o pagamento integral da categoria. O prefeito Colbert Filho (MDB) determinou a redução dos que tinham contrato adicional de 20 horas e também de quem recebia um valor por deslocamento (leciona na zona rural) enquanto durar a suspensão das aulas devido a pandemia de coronavírus.

Para o  vereador, os professores devem se manifestar “nas ruas, praças, Câmara, na porta da Prefeitura de forma organizada, como sempre estiveram, só que estão grandinhos demais para terem medo de cara feia e de enfrentar lobo mau e lobisomem”.  Pré-candidato a prefeito, Tourinho recomendou  aos professores “agir no dia 15 de novembro, escorraçando da Prefeitura uma pessoa que é professor licenciado e que maltrata a própria categoria”, referindo-se a Colbert. “Daqui a pouco tempo ele vai para a Antártida, para a Irlanda pesquisar, dentre outras coisas, sobre o atum”, ironizou.