Prefeitura suspende aplicação da BCG alegando falta de seringa, mas Estado enviou o suficiente
30 de março de 2023
A alegação de estoque reduzido da seringa, pela Prefeitura de Feira de Santana, para suspender temporariamente a aplicação da vacina BCG, na maior parte dos postos de saúde, não é verdadeira, segundo disse hoje, na Camara, o vereador Sílvio Dias (PT). Ele obteve do Governo do Estado a informação de que este item foi encaminhado em quantidade suficiente ao Município.
“Não condiz com a realidade”, afirma o petista.
Considerando possíveis falhas na gestão das seringas, Silvio Dias avalia a administração municipal como “incompetente”.
Em sua avaliação, o que há, na verdade, é a falta de uma gestão “séria e comprometida com a saúde”.
A BCG protege contra formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o
cérebro). O vereador destaca a importância da aplicação do imunizante principalmente pela proteção dos recém-nascidos.
Covid-19
Com a marca de 700 mil mortes causadas pela Covid-19, registrada na última terça (28), Silvio Dias volta a destacar a importância da aplicação de vacinas de forma gratuita. Na sua opinião, a falta de incentivo à vacinação durante os picos da pandemia, por parte do Governo Federal, pode ter influenciado negativamente na adesão da população aos imunizantes disponíveis. Hoje, milhares de famílias estão “destruídas e com sonhos dizimados por um vírus que poderia ter tido seus impactos freados há dois anos, quando a vacinação foi iniciada”.