Uma homenagem a representantes de todos os segmentos da imprensa de Feira de Santana marcou, sexta-feira (13), pela manhã, o encerramento das atividades da Câmara Municipal em plenário. Jornalistas, radialistas e dirigentes de veículos de comunicação foram contemplados com o Troféu Arnold Ferreira da Silva, criado há quase quatro décadas para premiar os profissionais que mais se destacassem na cobertura dos trabalhos da Casa Legislativa.
O troféu, que leva o nome de um dos fundadores do Jornal Folha do Norte, a maior referência histórica da cidade no jornalismo impresso, foi criado por meio de um Projeto de Resolução, em 6 de maio de 1986, há exatos 38 anos. O primeiro profissional homenageado foi o jornalista Zadir Marques Porto, então editor e repórter do Folha do Norte. A ideia era reconhecer o trabalho do jornalista que melhor propagasse os trabalhos legislativos e, consequentemente, o nome de Feira de Santana.
“A resolução foi alterada em 25 de fevereiro de 2002, passando a contemplar também os profissionais das modalidades rádio e televisão, mais os veículos de comunicação”, conta o jornalista Luís Mário de Cerqueira, o “dono” da ideia que virou prêmio institucional, quando dirigia a Assessoria de Comunicação da Câmara (período de 1983 a 1990). Hoje o Troféu Arnold Ferreira da Silva abrange também o jornalismo digital – sites, blogs e emissoras de rádio e televisão Web.
Na avaliação de Luís Mário, as alterações ocorridas ao longo do tempo foram importantes para valorização do prêmio, diante dos avanços do setor de comunicação. Ele lembra que a criação do troféu foi aprovada com entusiasmo e ocorreu na gestão do médico Alberico Novaes Ferreira – já falecido – como presidente do Legislativo. Vale lembrar que Arnold Silva foi jornalista, destacado homem das letras e político, atuando como intendente municipal e prefeito, além de deputado constituinte.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.