FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia se torna cidadã feirense
18 de outubro de 2024

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Cynthia Maria Pina Resende, agora é oficialmente, cidadã feirense. A outorga do Título aconteceu na noite desta quinta (18), em concorrida sessão solene promovida pela Câmara Municipal. A concessão da honraria atende ao Projeto de Decreto Legislativo 44/2024, de iniciativa é do vereador Silvio Dias (PT), aprovado por unanimidade na Casa Legislativa.

Natural de Aracaju (SE), Cynthia Resende formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) em 1979. Cinco anos depois, ingressou na Justiça da Bahia. Desde então, “contribui para o desenvolvimento e aplicação do Direito Público e dos Direitos Humanos no estado, engrandecendo o Judiciário baiano e promovendo uma Justiça mais acessível e eficiente para toda a população”, conforme avalia Silvio Dias.

Advogado, o proponente da sessão destaca o “legado admirável” que vem sendo consolidado pela desembargadora Cynthia Resende, que “dignifica o judiciário baiano, cumprindo sua missão com ética, dedicação e respeito aos princípios e valores que norteiam a Justiça”. Parte deste resultado, segundo o vereador, pode ser observado nas obras de autoria da homenageada publicadas na Revista do Magistrado do TJ/BA, na Revista da Escola da Magistratura da Bahia e no Diário do Poder Judiciário da Bahia.

Após a leitura do Decreto Legislativo e outorga da cidadania feirense, Cynthia Resende disse que o seu trabalho pela garantia de entrega da efetiva Justiça como instrumento de cidadania e do pleno resguardo do Estado democrático de direito ganha “um potente e necessário combustível incentivador para o fortalecimento do caminho e da sua dura, mas gloriosa caminhada”.

A sergipana, que veio para a Bahia ainda jovem, dedica o seu Título de Cidadã Feirense ao seu esposo, José Carlos Araújo, também acolhido pela Princesa do Sertão. “Mesmo não tendo nascido nesta cidade, percebo a afinidade estreita entre as suas características e a minha história de vida, o que em mim reforça um sentimento de pertencimento e ao mesmo tempo de acolhimento, que agora se consolida em definitivo com a minha efetiva condição de cidadã desta terra”, concluiu a homenageada.

A sessão solene foi conduzida pela presidente do Legislativo feirense, vereadora Eremita Mota (PP). Ela compôs a Mesa de Honra ao lado do vereador Silvio Dias (PT), do prefeito Colbert Martins (MDB), de José Carlos Araújo e da homenageada, Cynthia Maria Pina Resende. No plenário, os vereadores José Carneiro (UB) e Pedro Américo (Cidadania) se juntaram aos representantes de diversos órgãos baianos e demais autoridades que prestigiaram o evento.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.