Projeto prevê cidadania feirense para empresário da área de educação
18 de outubro de 2024

Empreendedor do ramo educacional, com carreira docente marcada pela paixão ao trabalho direcionado à juventude, José Alcanjo Valério deverá ser homenageado pela Câmara com a outorga do título de Cidadão Feirense. Em trâmite no Legislativo, a proposição consta do Projeto de Decreto nº 39/2024, de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (UB). Formado em Contabilidade e professor com larga experiência na rede pública de ensino, Alcanjo é natural de Belo Oriente, Minas Gerais, onde atuou em escolas do município e do estado. Filho de agricultores, o mineiro desde cedo ajudava os pais nas tarefas do ambiente rural. Ali, diz a justificativa do projeto, aprendeu o valor do trabalho árduo e da perseverança. Em sua juventude, se envolveu em projetos comunitários voltados à promoção educacional e ao desenvolvimento social.

Ao decidir conquistar uma vida melhor através da educação, teve que lidar com falta de recursos educacionais e dificuldades de deslocamento para os estudos. Em busca de novas oportunidades, mudou-se para a Bahia em fevereiro de 2007, instalando-se a partir de então em Feira de Santana. Na cidade Princesa do Sertão, fundou sua própria empresa no ramo educacional, o Instituto Pró Saber, que colocou à disposição dos feirenses cursos de pós-graduação e extensão universitária. Seu esforço, visão empreendedora e capacidade de gestão, argumenta Gerusa Sampaio, resultou em um empreendimento que ajudou muitos a alcançarem seus objetivos, transformando sonhos em realidade.

“Sua dedicação e o impacto positivo do trabalho na comunidade, lhe renderam reconhecimento e prêmios ao longo de anos”, ela registra. Ressalta a parlamentar, o educador precisou ser criativo ao encarar a transição da carreira de professor para empresário, adequar-se a um ambiente cultural diferente do seu e manter sua atividade funcionando, mesmo em períodos de crises econômicas no país. Estes desafios moldaram Alcanjo, que, assinala a vereadora, “se tornou um profissional dedicado e resiliente, que sempre buscou transformar dificuldades em oportunidades de crescimento, sendo sua trajetória um exemplo inspirador de perseverança e compromisso com a educação”.