Projeto propõe homenagem ao padeiro, uma das profissões mais antigas do mundo
29 de agosto de 2024

Uma das profissões mais antigas do mundo, o padeiro pode ter uma data dedicada à classe, em Feira de Santana, caso seja aprovado um projeto de lei com esta finalidade, em tramitação na Câmara. A proposta, que leva o número 68/2024, institui a data de 8 de julho como o Dia do Padeiro. Se aprovado e sancionado, a data vai passar a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

Também chamada de Dia do Panificador, a.comcoemoracao instituída pela proposta já é celebrada em diversos municípios brasileiros. Conforme a justificativa, existem no Brasil, atualmente, mais de 63 mil padarias. Este mercado, que perpassa pela história da humanidade, “é promissor e cresce cerca de 10% ao ano”. Neste sentido, seja em padarias tradicionais ou nas mais modernas, os profissionais homenageados se dedicam diariamente a produzir “um dos principais e tradicionais alimentos consumidos pelo povo brasileiro: o pão”.

Embora a panificação produza outros itens, o “pão é que contribui na formação de uma relação afetiva entre aqueles que produzem e os que consomem diariamente”. Além disso, o alimento é referenciado, por diversas vezes, na Bíblia Sagrada e tem grande relevância para os Cristãos. “Na Santa Ceia, o vinho é identificado como o sangue e o pão como o corpo de Cristo”, acrescenta a justificativa”.

Foto: Conectado News