Projeto que proíbe publicidade e propagandas machistas, que estimulam a violência contra a mulher, é aprovado.
10 de junho de 2021
A veiculação de publicidade e propaganda que contenha caráter machista, que estimule a violência contra a mulher e/ ou as trate como objeto passa a ser proibida por lei em Feira de Santana. A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta (10), em segunda discussão, o Projeto de Lei 074/2021, de autoria do vereador Pedro Cícero (Cidadania), por unanimidade.
De acordo com a proposta, as empresas que contratarem ou veiculem publicidade de caráter misógino, sexista ou que estimule a violência contra a mulher por qualquer meio, como outdoor, folhetos, cartazes, rádio, televisão ou redes sociais, serão penalizadas.
Serão enquadradas às penalizações toda publicidade ou propaganda que contenha imagem, texto ou áudio que exponha, divulgue ou estimule a violência sexual, o estupro e a violência contra mulher; promova misoginia e sexismo; objetifique a mulher e estimulem a diferença entre sexos.
Ainda de acordo com o projeto, a empresa será punida com multa nos termos do artigo 57 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor. Além da multa, também serão adotadas medidas visando à suspensão da veiculação da publicidade ou propaganda.