FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Projeto visa instituir Banco de Emprego para Mulheres que estejam em situação de violência doméstica e familiar e/ou em vulnerabilidade social
19 de agosto de 2022

Tramita na Câmara Municipal o projeto de lei nº 104/2021 que institui o BEM Mulher – Banco de Emprego para Mulheres que estejam em Situação de Violência Doméstica e Familiar e/ou vulnerabilidade social. De autoria do Professor Ivamberg (PT), a propositura, que deverá ser votada em primeira discussão na próxima semana, observará as disponibilidades financeiras e orçamentárias, bem como a conveniência e oportunidades administrativas do município para sua execução.  
 
Consta em seu artigo 1º que o BEM Mulher será diretamente vinculado à Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres de Feira de Santana em parceria com a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Explica ainda, conforme dispõe a lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha – que considera-se violência doméstica, para os fins da lei, notadamente as condutas descritas em seu artigo 7º, quais sejam a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; a violência psicológica; a violência sexual; a violência patrimonial, e a violência moral.  
 
Já a situação de vulnerabilidade social é considerada como, por exemplo, a insegurança de renda decorrente da precária inserção no mundo do trabalho ou do desemprego; o baixo grau de escolarização ou a falta de formação técnica; a falta de moradia ou a necessidade de abrigo fora do lar, e a dependência econômica do companheiro ou de terceiros. 
 
Conforme consta no projeto, compete ao município a adoção de medidas necessárias à criação, à manutenção, ao acompanhamento e ao aprimoramento permanente do Banco de Emprego para Mulheres de que trata o artigo 1º. E o município deve divulgar nos diversos canais de comunicação e/ou através de circular as informações de como participar do referido banco de emprego.  
 
Ainda, ressalta-se que o projeto BEM Mulher será criado usando a mão de obra já existente nos quadros da prefeitura municipal, e que a Casa do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico deve colaborar com a gestão do BEM Mulher. São critérios para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar e/ou em vulnerabilidade social, serem beneficiárias do BEM Mulher: serem encaminhadas pelo Centro de Referência Maria Quitéria (CRQM), do município, caso contrário pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres; e portarem boletim de ocorrência e solicitação de medida protetiva de urgência. Caso o encaminhamento indicado acima seja designado devido à situação de vulnerabilidade social, deverá ser apresentado o comprovante do cadastro do Número de Informações Sociais – NIS. 
 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.