Quantidade excessiva de atividades, no ensino remoto, pode resultar em aumento da evasão escolar, adverte professora-doutora
16 de abril de 2021

A sobrecarga de atividades imposta aos estudantes no ensino remoto foi uma das questões abordadas pela professora-doutora Vanessa Reis, em audiência pública virtual realizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta sexta (16).

“Para suprir a ausência do presencial, tem se investido numa quantidade grande de atividades para os estudantes e a curto prazo isso pode refletir na evasão escolar, já que os alunos não têm o apoio que muitas vezes precisam para desenvolver aquelas atividades”, disse ao salientar que é preciso oferecer condições para que os alunos possam dar conta das atividades remotas.

Membro do Fórum de Professores da Educação Básica da Bahia, a professora Vanessa também falou sobre a falta de apoio para a aquisição de equipamentos. “Não há nenhum tipo de incentivo para acesso do professor como notebooks, smartphones, internet. Muitos professores têm que adquirir novos equipamentos porque os seus estão obsoletos e não suportam uma aula on line. Quem paga essa conta?”, questionou ao afirmar que  “é preciso garantir condições objetivas de acesso para estudantes e professores”.