Recurso para pagamento dos servidores da saúde, na Prefeitura de Feira, está previsto no Orçamento deste ano
26 de outubro de 2022

Está na Lei Orçamentária Anual, aprovada pela Câmara Municipal, o recurso para pagamento do salário de todos os servidores da área de saúde, na Prefeitura de Feira de Santana. O esclarecimento está sendo feito pelo vereador Professor Ivamberg (PT). Em pronunciamento ontem no Legislativo, diante de um grupo de trabalhadores nas galerias da Casa, ele disse que também estão devidamente  cobertas as despesas para manutenção das unidades assistenciais, a exemplo do Hospital da Mulher, UPA’s e policlínicas. Dirigindo-se aos presentes, alertou que “se não pagaram o salário de vocês até agora, é porque a Secretaria de Saúde simplesmente não quis fazê-lo”.

Por outro lado, observa o vereador relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, criada pela Câmara, a investigação do órgão apontou desvio de verbas no setor, com “dinheiro do Fundo Municipal de Saúde utilizado para pagar salário de pessoas que não eram lotadas nas unidades da Secretaria referente”. Estes servidores, contratados para prestação de serviços temporários, atuavam em locais distintos, “até mesmo na Usina de Asfalto da Prefeitura”.

Professor Ivamberg relembra que o próprio secretário de Saúde do Município, (o médico Marcelo Britto) foi exonerado do cargo sob denúncia de corrupção e, antes disso, a Operação Pityocampa, do Ministério Público Federal, acusou um milionário golpe contra os cofres públicos, na mesma pasta, o que resultou na prisão de várias pessoas. O vereador diz que desavenças entre o Governo e a Câmara não afetam o pagamento de salário dos servidores de qualquer Secretaria, visto que as dotações aprovadas na Lei Orçamentária deste ano garantem a remuneração. No caso da Saúde, são R$ 519 milhões destinados para cobrir todas as despesas em 2022. “A caneta para assinar a liberação dos salários é do prefeito, não da Câmara”, afirma.