FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Representante do Ministério da Defesa revela interesse em apoiar projeto feirense sobre desastres
17 de maio de 2021

O Ministério da Defesa, através do seu representante, tenente-coronel Yuri Correia, manifesta interesse em apoiar, em Feira de Santana, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Identificação de Vítimas de Desastres e Sistemas de Incidentes, órgão do Departamento de Saúde da UEFS. O oficial esteve na cidade na quinta-feira (13), sendo a primeira vez que um integrante deste Ministério  visitou o projeto, desenvolvido pela universidade em parceria com a Prefeitura local, organismos estaduais e outras instituições de ensino superior. Participaram do encontro o reitor  Evandro Nascimento, o coordenador do laboratório, professor Jeidson Marques, corregedor do Corpo de Bombeiros da Bahia, tenente-coronel Antônio Júlio Nascimento e o vereador Pedro Américo (DEM), que representou a Câmara Municipal.
 
Ao conhecer as instalações da UEFS e detalhes da iniciativa de caráter humanitário, o tenente-coronel Yuri Correia, do órgão federal, disse que considera “extremamente importante” a forma como se estuda a prevenção em desastres em massa no Município” e reafirmou interesse da União em apoiar o laboratório e também o Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM) realizado anualmente  pela UEFS – suspenso em 2021 devido à pandemia de coronavírus.
 
O vereador Pedro Américo, que já ocupou o cargo de coordenador da Defesa Civil na Prefeitura de Feira de Santana, avalia que projeto e congresso tem grande relevância para toda a região: “A partir da troca de experiências oportunizada pelo CIDEM, é possível aproximar a realidade acadêmica da rotina diária de profissionais que estudam, treinam e atuam em situações de desastres”. 
 
O projeto, conforme conceito dos seus articuladores, promove a integração de forças militares e civis, bem como a qualificação de profissionais e da população diante de situações de desastres. O coordenador do laboratório se revela otimista com a visita. Acredita que o Governo Federal, através do Ministério da defesa, ao conhecer a estrutura, deverá fortalecer uma parceria que já existe desde 2014. “Sobretudo nesse momento de enfrentamento à Covid-19, que é também um desastre em massa”, afirma Jeidson Marques.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.