FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Requalificação na Câmara: melhorias foram realizadas preservando características históricas do prédio
19 de julho de 2024

Reconhecido por integrantes do Poder Legislativo e diversos feirenses, o serviço de requalificação executado no prédio-sede da Câmara, que voltou a realizar suas sessões ordinárias na última quarta-feira (17), resultou em melhorias consideráveis em relação ao acolhimento dos cidadãos, visitantes e trabalhadores do local. No entanto, um dos aspectos destacados como fundamental pela presidente Eremita Mota (PP), ao comentar o assunto, é que, apesar da obra ter adequado o imóvel a exigências atuais, um fator preponderante foi a “preservação de suas características históricas”.

“Todos perceberam que o espaço está mais climatizado e elegante. Tenho alegria e consciência do dever cumprido, tanto em relação aos aspectos históricos preservados quanto ao conforto proporcionado a partir de agora, a quem visita a Casa da Cidadania”, disse. A dirigente se refere a intervenções em áreas como de acessibilidade e tecnologias de segurança, realizadas sem deixar de observar tais aspectos. A nova pintura do prédio, por exemplo, destaca o verde e branco, remontando à tradição de ostentar duas cores presentes na bandeira do Município. Inclusive, este aspecto se percebe também no jardim que fica localizado na parte frontal do imóvel. Ali, as flores exibem a cor vermelha, além das já citadas.

A fachada do prédio, outro exemplo visível de preservação, passou a exibir o nome de identificação da Câmara. Antes da reforma, a denominação constava em uma placa de vidro, fincada no chão. Já na parte interna, além de arandelas (luminárias afixadas na parede, preservadas para efeito decorativo), se vê a figura de um leão com arco realçado na cor verde, em uma das paredes do espaço da Galeria de Fotos. “A arte em relevo estava oculta, devido à existência de um teto de acrílico na área, que acabou sendo todo substituído”, explica o coordenador de Manutenção da Casa da Cidadania, Josilton de Almeida.

Todo o telhado da Câmara, ressalta Almeida, incluindo a parte do estacionamento, agora é “termo acústico”, ou seja, totalmente adequado às questões de som e calor. O serviço de segurança no Legislativo é outro ponto de destaque na requalificação da Casa, e ganhou um reforço importante. Para ter acesso às instalações do imóvel e ao plenário de sessões, todas as pessoas deverão passar pelo detector de metais e se submeter ao reconhecimento facial.

Quanto às fotos dos ex-presidentes do Legislativo, a presidente Eremita Mota destaca que, em razão de algumas estarem com molduras danificadas, foi preciso encaminhá-las ao serviço de restauração. Assim que forem refeitas, garantiu a parlamentar, retornarão ao espaço da Casa da Cidadania, onde são exibidas, devidamente preservadas.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.