FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Requerimento na Câmara pede um “raio x” dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) em Feira
14 de junho de 2021

Um “raio x” sobre o funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no Município, é o objetivo de um requerimento em tramitação na Câmara de Feira de Santana. O vereador Emerson Minho (DC) é o autor da proposição que se encontra na pauta das sessões desta semana do Poder Legislativo. Ele faz perguntas que, caso aprovada a proposta, vão ser encaminhadas ao prefeito Colbert Martins Filho e à Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pelos equipamentos. Emerson quer saber, por exemplo, quantos Centros dessa especialidade funcionam na sede e zona rural, com respectivos endereços, bem como a área de abrangência de cada um nas regiões onde estão localizados. 
 
Outro questionamento é relacionado aos gestores das diversas unidades – devem ser informados os nomes dos dirigentes nomeados, a partir de janeiro de 2020 até este momento. As informações vão permitir ao vereador uma avaliação da realidade de Feira no que diz respeito à cobertura e gestão dos serviços neste Município, podendo dar origem a outras ações do seu mandato relacionados a este órgão criado pelo Governo Federal e mantido em parceria com as prefeituras. 
 
De acordo com o portal www.gov.br, do Governo Federal, o CRAS é “um local público onde são oferecidos os serviços de Assistência Social” para a população. Em suas unidades, as pessoas podem fazer, por exemplo, o seu Cadastro Único, obrigatório para participação nos  diversos programas sociais a exemplo do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica; Tarifa Social de água; Carteira do Idoso; isenção de taxas para concursos públicos; Telefone Social, aposentadoria para segurado facultativo sem renda própria (que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência), entre outros. É no CRAS que o cidadão obtém orientações  sobre como ter acesso a todos esses benefícios. Também orienta quanto a convivência com a família e com a comunidade e até sobre o que fazer em caso de violência doméstica.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.