Responsáveis por 70% da força de trabalho na saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem lutam por valorização
24 de maio de 2022

Apesar de serem responsáveis por 70% da força de trabalho na saúde, os técnicos e auxiliares de enfermagem ainda lutam por valorização. São categorias majoritariamente compostas por mulheres e, muitas vezes, passam despercebidas por grande parte da população, enquanto “prestam assistência desde o nascimento até a morte”. As afirmações são da diretora do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA), subseção de Feira de Santana, Fábia Quele Barbosa de Freitas, que falou sobre a falta de reconhecimento e os desafios enfrentados diariamente por esses profissionais, ao discursar na Câmara Municipal, durante sessão solene em alusão ao Dia Nacional das categorias.

Na solenidade, requisitada pelo vereador Lulinha, aspectos como baixos salários, assédio, desvalorização e vínculos empregatícios desfavoráveis foram abordados pelos palestrantes. Diretora do Centro de Formação Tecnológico ESATER, Ana Souza Lima Morais, afirmou que os técnicos e auxiliares de enfermagem saem diariamente de suas casas para “dar o máximo do máximo e ganhar o mínimo do mínimo”. Apesar das adversidades, esses profissionais dedicam as suas vidas para cuidar do próximo, destacou.

“Não é só uma profissão, não é só um sonho, mas sim, a realização de um chamado”, acrescentou Marilton Brito Soares, representante da Fundação Hospitalar Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher. Com vasta experiência na profissão, o técnico em enfermagem lembra que todos esses profissionais precisam abrir mão dos seus prazeres pessoais para cumprir a missão de salvar vidas. “Não são pessoas comuns. Quem está ali é alguém que exerce o seu chamado e abriu mão dos seus prazeres pessoais para estar ali”.

Com atuação fundamental no sistema de saúde, especialmente em meio a pandemia da Covid-19, os técnicos e auxiliares de enfermagem cuidam da população em todas as fases da vida e merecem todo o reconhecimento, disse Lulinha. “Não existem palavras que possam expressar de maneira suficiente a nossa gratidão a cada profissional de enfermagem, inclusive os técnicos e auxiliares, que têm se dedicado todos os dias no cuidado dos pacientes”.

Na noite, foram homenageados Lilian Lima Carneiro de Matos Machado, Edvaldo Santos de Jesus, Eliana da Costa Oliveira, Sandra Maria dos Santos Araujo, Daniele Nunes de Almeida, Edvana Priscila Aleixo da Rocha Brito, Daniela da Silva Souza Coelho e Nawkiton Santana Barbosa Cardoso. Também receberam certificados os palestrantes Marilton Brito e Ana Souza Lima.