Roberto Tourinho critica tratamento dado à Guarda Municipal
4 de agosto de 2020

Roberto Tourinho (PSB) discursou a respeito do Estatuto da Guarda Municipal feirense. Segundo o edil, a corporação está sucateada, sem veículos oficiais para rodarem pelas ruas da cidade, com muitos dos seus profissionais sem fardas, bem como recebendo um valor considerado irrisório referente ao ticket alimentação.

“Quantas vezes estivemos apoiando as eleições para a Associação dos Guardas Municipais, muitas vezes recebendo chutes e pontapés de brutamontes da Prefeitura (…) na última eleição, pelos laços de amizade, recebi também boa parte da votação de membros e integrantes da Guarda Municipal; não apenas eu, mas outros vereadores chegaram aqui nesta Casa para falar a respeito, e muitos preferiram dar as costas”, pontuou o parlamentar.

Roberto Tourinho continuou o seu discurso: “O que vemos hoje é o sucateamento da corporação. Nem sequer um veículo padronizado para rodar eles têm; estão rodando em veículos particulares, não oficiais. A Guarda Municipal recebeu, a título de doação, quatro veículos velhos da Polícia Rodoviária Federal, que chegaram em cima de um guincho e lá estão até hoje. Muitos guardas estão sem fardas… imagine isso?! É a mesma coisa do médico sem o bisturi ou o advogado sem a caneta para assinar os processos”, comparou.

O edil relatou, ainda, outro problema referente à Guarda Municipal: “O ticket alimentação dos servidores da Guarda Municipal é de R$10,00 há muitos anos; a Prefeitura resolveu aumentar neste ano para R$11,00, apenas R$1,00 a mais! Isso é lamentável numa época de crise, de violência, na qual a Guarda Municipal ajuda na ronda, na segurança de transeuntes, de pessoas, de estudantes, do meio ambiente, na saúde protegendo o SAMU…”, frisou o vereador.

Finalizando o seu discurso, o parlamentar disse: “É lamentável que estes profissionais estejam sendo literalmente desprestigiados, que a Guarda esteja sendo sucateada… quem conhece guardas do Brasil afora sabe do profissionalismo que acompanha a corporação. Na última eleição receberam também uma expressiva votação e, ao chegar aqui nesta Casa, preferiram falar um “veja bem” e realizar uma sessão especial como se estivesse homenageando a Guarda Municipal (…) mas a guarda vai dar a resposta”.