Roberto Tourinho manifesta apoio aos estagiários e tece críticas a Prefeitura
2 de outubro de 2019

O vereador Roberto Tourinho (PV), ao utilizar a tribuna, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (02), legitimou a manifestação dos estagiários que retornaram a galeria da Casa da Cidadania e teceu fortes críticas ao Governo Municipal.

Tourinho rebateu o discurso do líder da bancada governista, vereador Marcos Lima (Patriota), que divulgou a aquisição de novos equipamentos e contratação de professores e estagiários para as escolas do município, afirmando que esta é apenas uma das obrigações estabelecidas na Constituição Brasileira. “Nunca aceitem esse discurso que construir escola e dar transporte escolar é um favor, porque é um dever, uma obrigação assegurada na Constituição do nosso país” e completou “o que estão reivindicando é o transporte e não tem nada a ver com a construção de escolas. O que o Governo Municipal tem que fazer é cumprir com o seu papel, que diga-se de passagem, não faz”, queixou.

O parlamentar apoiou a inquietação dos estudantes na busca por melhorias e solicitou que permaneçam se empenhando na educação municipal, lembrando que, desde 2011, o município não atinge a meta educacional estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), devido a “irresponsabilidade do Governo Municipal”.

Quanto ao auxílio transporte, o vereador afirmou que o objetivo da transferência do valor para o cartão Via Feira é de “beneficiar o empresário do transporte coletivo”, visto que, muitos dos estagiários que residem no interior não irão utilizar o cartão para chegar até a cidade e as empresas de transporte receberão a quantia “sem a prestação do serviço”. “O Poder Público diz que está ajudando, está ajudando a quem? Aos empresários do transporte coletivo e as empresas a colocar o dinheiro no bolso. O prefeito não está nem aí para a educação de Feira de Santana”.

Tourinho finalizou criticando o posicionamento dos demais edis que fazem parte da base governista por, segundo ele, não demonstrarem seus pontos de vista, e agradeceu a vereadora Eremita Mota (PSDB), por, apesar de ser da oposição, conceder o tempo para que ele falasse.