Roberto Tourinho sugere mutirão para regularizar documentação de pessoas carentes
19 de maio de 2020

O vereador Roberto Tourinho (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (19), para informar que encaminhou uma indicação à Prefeitura Municipal a fim de que seja realizado um mutirão no município com o intuito de regularizar a situação de diversas pessoas carentes que não estão podendo obter benefícios concedidos pelos governos devido a impasses com documentos.

“Em Feira de Santana há pessoas que enfrentam dificuldades para o recebimento dos benefícios, seja pelo Governo do Estado, através da isenção das contas de água e luz, seja pelo Município. Diante disso quero fazer uma solicitação para que a Secretaria de Desenvolvimento Social realize um mutirão a fim de que seja permitido às pessoas que estão com pendências na carteira de identidade ou no CPF, por exemplo, que possam regularizar as suas situações”, declarou o vereador.

O edil acrescentou: “Muitas pessoas não conseguem tirar a segunda via de uma carteira de identidade, pois não têm o valor exigido para pagar por tal serviço. A mesma coisa acontece quando a pessoa quer tirar uma segunda via de certidão de nascimento ou de casamento. O município possui condições de regularizar, de ajudar boa parte desta população, principalmente neste momento difícil que enfrentamos por conta da pandemia. Essas pessoas estão deixando de obter um direito ao benefício porque não têm um documento atualizado para conseguir isso”.

Em aparte, o líder do governo Marcos Lima (DEM) disse: “Quero parabenizar Vossa Excelência por se preocupar com os mais necessitados da nossa cidade, porque realmente muita gente não tem condição de pagar pela retirada de documentos, a exemplo da carteira de identidade, o documento principal do cidadão que não pode ser tirado gratuitamente pelos que mais necessitam”.

Visita às unidades de saúde – Roberto Tourinho, durante seu discurso, chamou à atenção, ainda, dos colegas vereadores Luiz Ferreira Dias – Luiz da Feira (PROS), José Marques de Messias – Zé Curuca (DEM) e Aldney Bastos – Neinha (DEM), membros da Comissão de Saúde da Casa da Cidadania, a fim de que eles analisem a viabilidade para realização de visitas no Clériston Andrade e na Mater Dei.

“Acompanhamos hoje a entrevista do diretor do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), José Carlos Pitangueira, a respeito dos leitos da unidade destinados aos cuidados com o coronavírus, bem como, sobre a nova unidade que será entregue pelo Governo do Estado. Quero pedir para que Vossas Excelências mantenham contato com ele para que possamos conhecer a estrutura desta unidade”, disse.

O parlamentar continuou: “Também quero pedir a Vossas Excelências que mantenham contato com a Secretaria Municipal de Saúde para que possamos conhecer o hospital de campanha que está sendo construído na Mater Dei para sabermos efetivamente que serviço será prestado à população, o que funcionará no local”.