‘Só a escola pública pode ser para todos’: Câmara fez sessão solene pelo Dia do Professor
18 de outubro de 2023

“Fui aluno de escola pública, de universidade pública, e há mais de três décadas sou professor de escola pública. Me orgulho imensamente disso, e acredito que só a escola pública pode ser para todos”. A declaração é do vereador Professor Ivamberg (PT), proponente de uma sessão solene realizada na noite desta terça-feira (17), na Câmara Municipal, em homenagem ao dia do professor, comemorado  dia 15 de outubro. Formaram a Mesa de Honra ao lado da vereadora Eremita Mota (PSDB), presidente da Casa, a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE19), Celinalva Paim Sobral Santos;  professor e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gerinaldo Costa;  diretor do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia, Jorge Luís Carneiro de Melo e a filósofa, mestre em Língua Portuguesa pela UEFS e psicopedagoga Fernanda de Souza Leal e a reitora da UNEX, Marcly Pizani.

Para Ivamberg, numa sociedade de classes, “portanto, desigual”, quando se cobra qualquer valor para ter acesso a algum espaço ou conhecimento, “alguém, com certeza fica de fora”. Ainda, conforme o petista, se for levado em consideração o fato de que um professor passa metade das horas produtivas de seus dias em uma escola – ou até mais tempo, “muitas vezes apenas com esse adulto como referência, fica ainda mais escancarado esse papel de formação dos indivíduos”, disse.

Na mesma linha de pensamento, a presidente da Câmara, Eremita Mota, que também é professora (da rede estadual de ensino), discursou sobre a relevância do papel de um professor na vida de qualquer cidadão. A parlamentar também ressaltou a importância de se reivindicar melhorias tanto para a classe de professores quanto para os alunos. “Fico observando diariamente, enquanto vereadora e, atualmente, presidente desta Casa, a presença de professores nas galerias com faixas e cartazes pedindo melhorias para a classe. E digo que me incomoda o descaso nas unidades escolares do Município e da zona rural. A situação deveria atrair muito mais profissionais da educação para lutarem, com muita bravura, pela sua valorização”, disse.

A palestrante da sessão solene,  Fernanda de Souza Leal, disse que “professor é profissão; educador é vocação”. Em educação, ela completa, “não avançar já é retroceder”, enquanto “construir caminhos, transformar vidas, criar problemáticas e apontar soluções, reivindicando as melhorias necessárias”, são atos que os professores devem praticar diariamente. No final, convidou todos os presentes  a fecharem os olhos e reviverem seus momentos em ambientes escolares, lembrando, por exemplo, de sua professora, no curso primário. Estudantes de escolas da rede estadual de ensino prestigiaram o encontro. O aluno Wanderson Santana fez uso da Tribuna e leu a poesia  “Luminárias”, sobre a importância de a educação não se resumir ao ambiente escolar e a necessidade de  “criar caminhos de luz e impulsionar sonhos”.

Também marcaram presença no evento as professoras Sony de Souza Carvalho, esposa do vereador Professor Ivamberg, e representantes de diversos segmentos docentes locais  – Maria da Conceição Ribeiro e Márcia Maria de Oliveira Almeida (rede estadual); Giselle Oliveira de Lima Ribeiro (zona rural); Isabel Cristina de Oliveira Carvalho (aposentados da rede estadual de ensino); Iraneia Ferreira Leite (Fórum de Gestores Escolares do Território Portal do Sertão) e Anderson Vieira Santos (educação inclusiva).

Outras personalidades presentes à sessão solene, representando diversas instituições: Jacson Machado –  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Vera Maria Oliveira Carneiro (Programa de Educação do Campo Contextualizada Desenvolvido pelo MOC); Marialvo Barreto, ex-vereador e professor, representante dos profissionais das universidades públicas de ensino superior; Maria Magdalena Silva do Nascimento (professores das escolas particulares de Feira de Santana); Sara Almeida Carvalho (professores monitores do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e Elizabete Luduvico Souza, representando os alunos líderes de classe e colegiados escolares.