Secretária de Saúde de Feira deve ser convocada pela Câmara para explicar motivos da crise na assistência
5 de maio de 2023

A secretária de Saúde do Município, Cristiane Campos, “precisa ser convocada para se fazer presente aqui nesta Casa e informar o que é que está acontecendo”. A cobrança está sendo feita pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), preocupado com os rumos da assistência médica de responsabilidade da Prefeitura de Feira de Santana, que segundo ele enfrenta uma crise muito séria. “É uma situação que deve ser resolvida. Chamo, mais uma vez, a atenção do gestor (o prefeito Colbert Martins Filho) para que trate as coisas com seriedade”, disse ele esta semana na Tribuna da Câmara.

O vereador se refere, principalmente, ao atraso de salários, em vários meses, dos servidores, inclusive médicos e enfermeiros, por parte da empresa contratada pelo Governo Municipal para terceirização de mão-de-obra em diversas unidades de saúde. Mas há, também, problema de falta de material básico e de remédios, nesses postos de atendimento. Jhonatas lembra que, a alegação do prefeito, ao longo dos últimos anos, era da necessidade de autorização legislativa para suplementação orçamentária, mas  a Câmara aprovou em votação até 40% de remanejamento. O próprio Orçamento Anual de 2023, aprovado em fevereiro, está em vigor. “Qual a justificativa agora?”, indaga.

Jhonatas Monteiro também falou de mais uma crise em serviço público municipal, a do transporte coletivo, que “parou na semana passada e periga de parar novamente”. Ele diz que  não há motivos para este quadro, “já que existem subsídios de milhões de reais injetados no setor” e a tarifa cobrada na cidade “é uma das mais caras do país”. Cobrou a realização da CPI do Transporte, lembrando que já está aprovada na Casa”.