Secretaria é questionada sobre dispensa de alunos com espectro autista, em escolas municipais
15 de junho de 2023

A secretária Municipal de Educação, Anaci Paim, está sendo cobrada pela Câmara a dar explicações sobre possível dispensa de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de algumas escolas da rede de ensino, por falta de profissionais para dar suporte a esse público. Requerimento do vereador Silvio Dias (PT), objetivando apurar se há veracidade na informação, foi aprovado nesta quarta-feira (14) por maioria no Legislativo. O vereador relata no documento que a situação estaria ocorrendo nas Escolas Municipais Santo Expedito, Eduardo da Silva Pessoa de Miranda, Padre Giovane e Hugo Navarro.

Conforme as questões pontuadas, além de explicar o motivo e as medidas adotadas em relação a essas dispensas, a secretária deve informar a quantidade de alunos com TEA matriculados na rede municipal e quais escolas possuem auxiliares de classe, mediadores individuais e profissional de Atendimento Educacional Especializado. O total destes trabalhadores a serviço do município e o regime de contratação junto à Secretaria de Educação também foram solicitados no requerimento.