“Sem a presença dos Agentes Comunitários, não existiria o SUS”
11 de agosto de 2022

Importantes componentes das equipes que atuam nos serviços de atenção básica e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias são fundamentais para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o entendimento do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) que, durante a votação do projeto que institui o piso salarial das categorias, ocorrida nesta quarta-feira (10), afirmou: “Para além destas categorias, esta conquista é de todo o povo feirense, porque sem a presença dos agentes comunitários, não existiria o SUS”.

Durante a apreciação, todos os vereadores se manifestaram de forma favorável à propositura. Para Jurandy Carvalho (PL), a remuneração dos profissionais da saúde deve estar adequada à importância do serviço que estes exercem, em especial, no caso dos Agentes Comunitários, que são essenciais para o Programa Saúde da Família (PSF). Ao desenvolverem atividades educativas em saúde, domicílios e coletividades, estes trabalhadores se aproximam e prestam assistência à população. Com o auxílio dos agentes comunitários, o vereador Pastor Valdemir afirma que pode conhecer as particularidades e necessidades de moradores de bairros como Rua Nova. “Me ajudaram a enxergar um pouco mais das pessoas necessitadas”.

Mesmo com tamanha importância, estas categorias pleiteiam pelo estabelecimento do piso salarial há anos. José Carneiro (MDB) diz que acompanha a luta desde o início da sua carreira política. Galeguinho (PSB) acrescenta: “infelizmente, vivemos em um país onde os que mais se esforçam são os menos valorizados”. Para Petrônio Lima (Republicanos) a conquista do piso salarial é mérito dos agentes comunitários e deve ser celebrada. “É uma vitória de todos nós”, exclama Pedro Cícero.

Além do piso, o projeto aprovado na sessão de hoje também prevê que o Município ficará responsável  por estabelecer, além de outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações. Esta disposição foi acrescentada pelo Executivo após a Prefeitura ter ciência de que a Câmara iria acrescentá-la por meio de emenda, afirma Fernando Torres (PSD). Com a proposição adequada às demandas dos agentes comunitários, a expectativa é de que a sanção ocorra em “tempo recorde”, externa Paulão do Caldeirão (PSC). Membro da base governista, Marcos Lima (União Brasil) garante que Colbert Martins irá sancionar em “regime de urgência”.

A luta dos agentes, no entanto, ainda não está encerrada. Segundo Silvio Dias (PT), estes trabalhadores ainda precisam pleitear pelo recebimento do auxílio transporte, alimentação e outras gratificações. A contratação de novos servidores também é necessária para que o Município tenha efetivo suficiente para cobrir todas as áreas de Feira de Santana, defende o Professor Ivamberg (PT). A recontratação dos agentes recém exonerados também é solicitada por Luiz da Feira (Avante). “São pais e mais de famílias que dependiam do seu trabalho e estão desempregados”.