Semana do Aleitamento Materno chama à atenção para saúde do bebê
5 de agosto de 2021

Com eventos no mundo inteiro, a Semana do Aleitamento Materno está mobilizando profissionais de saúde na defesa da importância do leite materno para os primeiros anos de vida. Em Feira de Santana, A Fundação Hospitalar irá comemorar a semana até o dia 8, no entanto, terá atividades de incentivo à amamentação durante todo mês de agosto. A informação foi divulgada pela vereadora e enfermeira Lu de Ronny (MDB), em pronunciamento na Câmara Municipal.

“A Organização Mundial da Saúde considera  leite materno como Leite do Ouro. Precisamos valorizar este mês, que é chamado de Agosto do Ouro. É importante que as mães se doem neste período de amamentação, que faz com que as crianças sejam livres de diversas doenças durante o seu período de crescimento”.

Ao chamar à atenção para as atividades na Fundação Hospitalar, a vereadora parabenizou a atuação Gilbert Lucas, presidente da instituição. “Estive lá e vi que o trabalho é de grande importância. Esclarecer as mães para que se doem totalmente neste momento a seus filhos é fundamental. Parabéns, Gilbert Lucas”.

Entre as ações desenvolvidas pela Fundação, estão a execução de atividades lúdicas com as mães da Casa da Puérpera e com as mães do Método Canguru. No dia 31, o hospital fará entrega da Placa Mãe Doadora de Leite Materno 2020.

Rico em nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê, o leite materno deve ser oferecido nas primeiras horas de vida. Por conter anticorpos, protege contra infecções. Diminui a incidência de alergias; protege contra doenças, principalmente as respiratórias e
gastrointestinais, além de anemia. O contato com a mãe através da amamentação faz com que a criança se sinta segura, reforçando o vínculo mãe-filho. A sucção fortalece a musculatura facial do bebê, preparando-o para a mastigação e a fala.Semana do Aleitamento Materno chama à atenção para saúde do bebê