Sensível e ousada, feirense idealizadora do Bistrô Louise recebe Comenda Maria Quitéria nesta sexta
26 de abril de 2023
Empresária e idealizadora do Restaurante de Culinária Mediterrânea “Bistrô Louise”, inaugurado em outubro de 2021, a assistente social, feirense, Luize Arapiraca, tem obtido destaque no cenário nacional e internacional como empreendedora de sucesso. Pelo empreendimento que serve em Feira de Santana uma gastronomia inspirada em Veneza e Paris, ela já recebeu o prêmio “The Winner 2022” (Paris/França) por realizações de empreendedores de sucesso e o “Troféu Internacional Galardão de Ouro Latin American Quality Awards”, no Panamá, ao participar do maior encontro de empresários da América Latina, representando o segmento da culinária brasileira. Indicada pela vereadora Lú de Ronny (MDB), Luize receberá da Câmara Municipal, em sessão solene nesta sexta-feira (28), às 19h, a Comenda Maria Quitéria, como reconhecimento pela trajetória destacada na sociedade feirense. “Esse empreendimento reflete a identidade dessa empreendedora ousada”, diz a vereadora, ao justificar a concessão da honraria.
Luize é afrodescendente, feminista e militante das causas sociais. Filha de Benedito Arapiraca “Seu Bené” e Silvandira da Paixão Nunes, mais conhecida como “Bolinho”, começou a trabalhar aos 12 anos como recepcionista de uma clínica médica. Aos 14, auxiliava o pai e os irmãos no comércio informal de confecções do calçadão da Sales Barbosa. Dos 16 aos 21 anos, paralelamente ao trabalho de camelô, fazia panfletagem e venda de ingressos nas sinaleiras de Feira para eventos da antiga casa de show Mega Fest. Em 2011 formou-se em Serviço Social pela Faculdade Nobre e em seguida fez pós-graduação em Saúde Pública e especializou-se em Políticas Públicas Sociais. Aprovada em concurso da Prefeitura de Feira de Santana em 2012, só foi chamada a assumir o cargo 10 anos depois, mediante uma Ação Civil Pública movida devido o prazo do certame. Atualmente é assistente social na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, diretora de Projetos Sociais do Instituto Bahia e CEO de sucesso do “Bistrô Louise”.
Lú de Ronny ressalta, na justificativa para a concessão da Comenda Maria Quitéria, que tanto na área empresarial quanto na atuação de assistente social, a trajetória de Luize revela uma pessoa marcada “pela sensibilidade à dor dos que precisam de ajuda” e pelo “sentimento de justiça social”. É responsável, por exemplo, pela implantação de projetos sociais como Melhor Idade, Escuta Sensível, Identidade Quilombola, Saúde de Porta em Porta e Humanização no Hospital de Campanha para o Covid. Coordenou o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de São José/território quilombola, lecionou no Curso de Pós-graduação em Saúde Pública da LDA, em Barreiras/BA e implantou o Serviço Social no HTO em 2014, sendo a primeira profissional da área na Instituição.