FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Sessão especial acontece na Câmara; “agricultor é o combustível da cidade”
1 de agosto de 2022

“O agricultor é o combustível da cidade. Se não tem agricultor, não tem feira livre, não tem comida nas mesas das casas da cidade”. A afirmação é do vereador Jurandy Carvalho (PL), durante uma sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (1) em homenagem ao Dia do Agricultor. A sessão foi proposta pelo vereador e contou com a presença de diversos representantes de associações e comunidades dos distritos de Feira de Santana. 
 
“Será que a gente tem alguma coisa para comemorar, Conceição?”, indagou Jurandy, referindo-se a Conceição Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, uma das convidadas da sessão especial. De acordo com o vereador, “a zona rural pede socorro, porque quando não perdemos as colheitas no sol, perdemos na chuva”. Ele ainda lembrou, em seu discurso, da sua infância no distrito de Ipuaçu quando ia para o campo trabalhar com o seu pai. 
 
Jurandy Carvalho também criticou o governo do Estado que, segundo ele, “acabou com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), que prestava assistência técnica para o setor de agricultura”. E disse: “a Prefeitura tem dinheiro, sim, para fazer as coisas para melhorar a situação dos agricultores. Falta vontade”. 
 
Conceição Borges disse que “essa sessão tem o objetivo de homenagear as mãos calejadas que alimentam a nação”, e pontuou que “a Câmara existe há muitos anos, mas só atualmente os agricultores estão tendo voz nesse espaço”. Disse ainda que “mesmo o poder público insistindo em deixar a gente debaixo da mesa, a gente sai, porque nós temos poder”. Conceição também lamentou o distanciamento entre as representações de classe que está acontecendo, e frisou que “não é o afastamento por conta do coronavírus”. 
 
Estiveram presentes na sessão o vereador Silvio Dias (PT), o secretário de Agricultura, Pedro Américo, e o ex-secretário da pasta, Pablo Roberto, além dos representantes de associações Elza Maria Ferreira da Silva, Maria Elisete Gonçalves da Silva, Dinair Assunção da Silva, Maria de Lourdes dos Santos Gomes, Izabel de Almeida Amorim, Francisco de Jesus Rodrigues, Pedro Marivaldo de Almeida, Karla dos Santos Bonfim Silva, Valtemir Estrela de Jesus, Maria Edileuza da Silva Cavalcante e Antonia Oliveira Barbosa. 
 
Ainda marcaram presença Ducinalva Nascimento Cordeiro, Marilza Ferreira Gonçalves, Maria da Penha Matias Ferraz, Vera Lúcia Cerqueira, Jaime dos Santos Gonçalves, Guilhermina de Jesus Silva, Raimunda Pereira de Oliveira, Raimunda Adorno Pereira, Edivaldo Alves Costa, Mirella Carvalhal Pinheiro Sena, e Cristiano Estrela Silva. Todos receberam certificados. 
 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.