Sessão solene discute 60 anos da Psicologia e ressalta transformações ocasionadas na área após a pandemia
26 de agosto de 2022
“Mesmo com todos os problemas e restrições sanitárias, ocorridos durante a pandemia, e o adoecimento de muitos profissionais, somos solidários a toda a população brasileira em sofrimento”. A afirmação é de Iara Maria Martins, presidente do Conselho Regional de Psicologia, durante sessão solene ocorrida na noite de quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Feira de Santana.
O evento ocorreu para comemorar os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, e a proposta da sessão foi do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), através do requerimento nº 191/2022 aprovado na Casa. O dia da categoria é comemorado em 27 de agosto, quando foi aprovada a lei nº 4.119/1962, que se destaca como marco histórico na regulamentação da profissão.
Outra convidada para a sessão que discursou foi Francileide Pimentel, coordenadora do curso de Psicologia da Unex, primeira faculdade da cidade a implantar o curso. Segundo ela, a Psicologia, apesar de ter 60 anos, ainda é uma ciência jovem. Disse ainda que é através da educação que se consegue transformar as pessoas, e dentro da área da Psicologia, especificamente, “há um trabalho de formiguinha que constrói e reformula a profissão através das demandas sociais que transformam e reformulam os fatos”.
“Nós temos uma grande responsabilidade que é levar ao mercado de trabalho profissionais que estejam aptos a trabalharem com base na ética, independentemente da área de atuação escolhida. Isso é de grande relevância, e nós temos percebido em Feira de Santana, afirmou. Vale ressaltar que, na Bahia, o Conselho Regional de Psicologia só foi instituído após 20 anos da promulgação da lei, especificamente em 1973, e concomitantemente, o Conselho Federal de Psicologia, além de outros cinco Conselhos Regionais – a partir da lei nº 5766/1971.