Situação de abandono da FAMFS, desde 2012, deve gerar indenização
31 de agosto de 2021

A Fazenda do Menor – FAMFS, desativada desde 2012, vai abrigar nova escola estadual e complexo poliesportivo, conforme anúncio do Governo do Estado nos últimos dias e, preocupado com a notícia, o vereador Edvaldo Lima (MDB ) discursou sobre o assunto na tribuna Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o Governo do Estado quer ser o “salvador da pátria”, mas antes precisa indenizar a FAMFS por tudo que foi construído e por todo o período em que o local ficou abandonado.

“O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fazia parte do governo na época; o deputado Zé Neto (PT) fazia parte também, mas deixaram a FAMFS afundar, porque era o governo do PT que estava lá. E agora o governo quer ser o salvador da pátria e disse que vai construir lá uma quadra poliesportiva. Parabenizo o governo, mas ele tem que ter moral e pagar tudo que a FAMFS construiu e está lá abandonado. O governo não pode chegar lá e assumir sem indenizar o direito daquela Fazenda do Menor, que teve como ex-presidente o Sr. Lopes, que, inclusive, muito contribuiu com Feira de Santana”, disse.

Edvaldo Lima disse ainda que a Fazenda do Menor teve grande importância para as sociedades feirense e baiana, e até para a brasileira. “Ali eram abrigadas uma escola estadual, uma quadra poliesportiva, assim como fábricas de bolas, borracha e de biscoito e inúmeros outros locais que beneficiavam os menores que lá ocupavam. Isso até 2012, quando o então ministro do Esporte, Aldo Rebelo – que era do PC do B, suspendeu todos os convênios que existiam entre a FAMFS e o Governo Federal, através do ministério em questão”, lembrou.

A Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana – FAMFS foi responsável pela geração de diversos empregos no município durante anos, bem como pela educação de centenas de crianças e adolescentes feirenses. No local também já funcionou a Escola Juíza Lourdes Trindade, a qual dispunha de 24 salas de aula destinadas a alunos dos ensinos médio e fundamental.