FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Superlotação no Hospital da Mulher: vereador cobra que maternidade do HEC disponibilize atendimento “porta aberta”  
20 de março de 2025

Em razão da superlotação dos leitos, destinados ao atendimento de gestantes no Hospital Municipal da Mulher, os serviços deveriam estar sendo disponibilizados em atendimentos de forma “porta aberta” pelo Hospital Estadual da Criança (HEC) para solucionar a demanda. A sugestão é do vereador Lulinha (UB), que abordou nesta quarta (19), durante discurso na Câmara, as dificuldades enfrentadas na unidade de saúde municipal.

Situação que ocorre, segundo o parlamentar, devido a quantidade excessiva de municípios que buscam atendimento no local. Enquanto isto, criticou ele, o HEC atende apenas pacientes reguladas e de alta complexidade. “A população está vindo de mais de 80 cidades para o hospital. Deste jeito, não tem condição. Por isso, as parturientes estão sofrendo”, disse.

Na opinião de Lulinha, seria importante que a Câmara também encaminhasse um documento ao governador Jerônimo Rodrigues, cobrando que o gestor disponibilize os atendimentos relacionados à maternidade no HEC. “Que possam atender lá, as pessoas de Feira e da região”, cobrou. Inclusive, explicou Lulinha, o fato da superlotação em Feira levou a direção da unidade a emitir uma nota oficial tratando da admissão de novas gestantes, vindas de outras cidades.

O motivo, conforme justificou o parlamentar, é exatamente por não ter mais condição de admitir novas pacientes nos leitos. “O espaço está de tal forma, que há grande dificuldade em se conseguir vagas para as grávidas e parturientes feirenses”, frisou. Para Jorge Oliveira (PRD) é possível que a questão seja tratada em reunião já solicitada pela Comissão de Saúde da Câmara a uma dirigente da saúde estadual. “Quem sabe, não seja um momento para conseguirmos resolver esta demanda”, observou.

CENTRO COMUNITÁRIO

Classificado por Lulinha como um sinal de avanço social, o Centro Comunitário Pela Vida, situado no Alto do Papagaio, será alvo de um grande investimento governamental. Uma obra de aproximadamente R$ 20 milhões, deverá ser executada em breve no centro, conforme informou ele. O parlamentar, que esteve visitando a área com o prefeito José Ronaldo ontem (18), afirmou que está para sair a licitação.

Um dos serviços inclusos, a drenagem da região do Papagaio irá solucionar o problema de enchente no período chuvoso. “Quando chove ali, a água invade, principalmente a área onde será instalado este centro destinado a atender a demanda das comunidades”, ressaltou. Lulinha acrescentou que, além da população que reside no Papagaio, serão beneficiados moradores de bairros como Mangabeira, João Paulo e Parque Ipê.

 

Foto: site Fundação Hospitalar de Feira

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.