A presidente do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola – Odungê, Lourdes Santana, poderá ser homenageada pela Câmara Municipal de Feira de Santana com a concessão da Medalha Princesa do Sertão. A honraria está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 36/2024, que tramita na Câmara Municipal de Feira de Santana. A proposta deve entrar em votação nas próximas sessões. Nascida neste município, Maria de Lourdes Souza Santana tem uma ampla carreira e extenso currículo no âmbito cultural.
Produtora cultural, ela também já atuou como modelo e dançarina afro. Engajada nas causas sociais e de luta pela resistência negra, fundou, em 1980, o Odungê. A entidade sem fins lucrativos e que não possui cunho político-partidário e religioso, tem como objetivo promover e executar ações de valorização e reconhecimento da cultura negra. Através desta instituição, participou da organização e promoveu diversos eventos voltados ao debate da igualdade racial, assistência social, políticas públicas para mulheres e outros. Além disso, elaborou minutas para a criação de diversas leis municipais.
A atuação de Lourdes Santana ainda se estende aos diversos conselhos em que atuou, a exemplo do que faz a Defesa dos Direitos da Mulher. Nestes órgãos governamentais, ela pôde desempenhar funções relevantes no desenvolvimento e fiscalização das políticas públicas e execução de leis municipais.
Essas e outras atividades já rendeu à ativista cultural a concessão da Comenda Maria Quitéria pela Casa da Cidadania.
Agora, Lourdes Santana poderá receber uma Medalha voltada aos cidadãos que tenham prestado relevantes serviços em prol do desenvolvimento orçamentário, educacional e cultural do Município.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.