FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
TRE deve reavaliar seções agrupadas, um dos motivos para alta abstenção em Feira
18 de novembro de 2020

O agrupamento de seções, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral, foi uma das principais razões para a grande taxa de abstenção (19,11%) no pleito do último domingo em Feira de Santana, avalia o vereador Roberto Tourinho (PSB). Candidato a prefeito, ele disse na sessão desta quarta-feira,18, na Câmara, ter presenciado muitas pessoas desistindo de votar pela junção de três seções eleitorais em apenas uma. “O TRE, desde a eleição de 2018, eliminou seção e agrupou três em uma”, relembra. Para Tourinho, o órgão precisa ter mais cuidado  com a desativação de seções porque isso gera problemas para muitos eleitores. “Contribuiu e muito para o crescimento do número de ausentes. Essa eleição atípica ficará para a história”.  A medida, conforme sua observação, provocou longas filas em vários locais, a exemplo do Colégio Gastão Guimarães no centro da cidade e  Assis Chateaubriand no Sobradinho, onde muitas pessoas deixaram de votar por contas das filas enormes. “Havia seções sem ninguém  e outras com mais de 150 pessoas”, atesta. Também acusa os problemas técnicos no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de dificultar o voto no primeiro turno. “Não bastasse uma eleição sem coligação, com grande número de candidatos e em período de pandemia, ainda tivemos mais de 70 mil eleitores que não votaram por conta de problemas no técnicos do TSE e grandes filas provocadas pelo agrupamento de seções”, lamenta o experiente vereador, que encerra sua passagem pela Câmara em 1º de janeiro após oito mandatos. 

 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.