Troféu Arnold Silva entregue a profissionais da imprensa na Câmara; primeiro a receber o prêmio foi o jornalista Zadir Marques Porto
22 de dezembro de 2022
Década de 1980. Essa é a época em que o Trófeu Arnold Ferreira da Silva foi idealizado e entregue, pela primeira vez, a um jornalista de Feira de Santana, Zadir Marques Porto. O prêmio, criado pelo jornalista Luiz Mário de Cerqueira em 1986, é uma homenagem tradicional prestada pela Câmara Municipal aos veículos de comunicação e repórteres que cobrem os trabalhos da Casa. Foram eleitos vencedores de nove categorias, dentre elas melhor repórter de rádio, TV, blog/site/jornal e TV Web.
Em sua fala, o jornalista Luiz Mário de Cerqueira contou que a ideia de homenagear os veículos e profissionais que melhor cobrem os trabalhos da Câmara foi dele, que ocupou a assessoria de comunicação da Casa no período de 1983 a 1992, tendo sido o “único a ficar nove anos consecutivos dirigindo a ASCOM da Câmara”. Na época quem ocupava a presidência da Câmara era o então vereador Alberico Novaes Ferreira.
O atual diretor da Assessoria de Comunicação da Casa, radialista Marcos Valentim, agradeceu aos colegas da imprensa pela cobertura dos trabalhos ao longo deste ano. “Procuramos de maneira imparcial homenagear os representantes dos meios de comunicação que realizaram a cobertura dos trabalhos dos vereadores, que mostraram seus projetos, ideias e convicções políticas, e nós, da ASCOM, buscamos mostrar esse trabalho do Legislativo à sociedade feirense”, disse.
Receberam o troféu os seguintes profissionais de comunicação, eleitos como melhores de cada categoria:
Repórter de rádio – Elias Lúcio
Repórter de site – Jair Onofre
Repórter de TV – Uziel Bueno
Repórter de TV Web – Fabiano Cerqueira
Emissora de rádio – Sociedade News
Emissora de TV – Band
TV Web – Blog Aconteceu Virou Notícia
Site/blog/jornal – A Voz da Feira
Rádio Web – Café com Notícias
ARNOLD SILVA: TRABALHO RECONHECIDO NA IMPRENSA, POLÍTICA, FILANTROPIA EDUCAÇÃO E ARTE FEIRENSE
O prêmio carrega o nome de um jornalista que teve atuação importante na imprensa, tendo fundado o então jornal impresso Folha do Norte (que atualmente existe apenas de forma on-line). Arnold Silva também atuou de forma veemente na política, filantropia, educação e nas artes locais de Feira de Santana. Ele foi vereador entre 1928 e 1930; intendente de Feira de Santana por dois mandatos, entre 1924 e 1926 e, em 1934, ainda exerceu o mandato de deputado federal constituinte.
Os nomes dos profissionais homenageados foram eleitos em votação na semana passada, quando cada vereador indicou, secretamente, os melhores veículos e seus destaques profissionais. A sessão contou com a presença do procurador geral do município, Guga Leal; do secretário de Agricultura, vereador licenciado Pedro Américo, e dos ex-vereadores Genésio Serafim e Zé Filé, além de outros profissionais de comunicação da cidade.
Estiveram presentes os vereadores José Carneiro (MDB), que presidiu a sessão; Correia Zezito (Patriota), Petronio Lima (Republicanos), Luiz da Feira (Avante), Lulinha (União Brasil), Lu de Ronny (MDB), Pastor Valdemir (PV), Marcos Lima (União Brasil), Emerson Minho (DC), Zé Curuca (União Brasil), Galeguinho (PSB) e Jurandy Carvalho (PL).