FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Validade de produtos deve ser informada com 30 dias de antecedência, determina projeto
21 de outubro de 2021

O consumidor tem o direito à informação adequada e clara sobre a validade dos produtos em supermercados, mercados e farmácias com 30 dias de antecedência. É o que estabelece o projeto de lei de autoria do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), aprovado nesta quarta-feira (20) pela Câmara Municipal de Feira de Santana, em primeira e segunda discussões. Caberá ao Procon e à Vigilância Sanitária fiscalizar o cumprimento da medida. 
 
 
 
De acordo com o autor, é comum em Feira de Santana o consumidor encontrar produtos próximo do vencimento sem qualquer informação, ou até mesmo com o prazo de validade vencido. “Não há identificação dessas mercadorias e o selo é muito pequeno”, observou Paulão, que considerou a proposta benéfica para a população. “Por isso agradeço a todos os vereadores pela aprovação”, afirmou. 
 
 
 
De acordo com o projeto, deverá constar uma placa informando a validade dos produtos de maneira destacada, para evitar que o consumidor seja prejudicado ao adquirir um produto. O prazo para adequação é de no máximo 60 dias e estão previstas multas com valores crescentes em casos de reincidência. A multa inicial é de R$5 mil e a mais elevada, R$50 mil. Há, ainda, a possibilidade de cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.