“Que ele venha a esta casa e apresente um relatório de ações para despoluir mananciais como as lagoas, rios e riachos do nosso Município”. O desafio foi feito hoje (6), na Câmara, pelo vereador Jurandy Carvalho (PL), ao secretário de Meio Ambiente do Município, Antônio Carlos Coelho. O pronunciamento na sessão ordinária do Legislativo se refere ao Dia Mundial do Meio Ambiente, transcorrido ontem, data pela qual, segundo o parlamentar, “nada há para se comemorar” em Feira de Santana. Ele disse que há mais de 20 anos entidades e lideranças ambientais reivindicam, mas não são atendidos, quanto a instalação de contenções para impedir que o lixo lançado descartado “pelos insensíveis” chegue às águas do rio Jacuipe.
Ativista do movimento de preservação dos recursos hídricos em Feira de Santana, Jurandy lamenta a poluição que assola rios como Jacuipe e Paraguaçu, cuja água abastece a metade do povo baiano para cozinhar, beber e tomar banho: “Nada é feito. Nossas lagoas, muitas já acabaram, aterradas e ocupadas por construções. Feira não é mais dos Olhos D’água, mas da poluição e do descaso pelo poder público, Municipal e Estadual”. Verdadeiros santuários, ele observa, estão sendo atingidos pelo esgoto a céu aberto ou instalado clandestinamente, causando danos irreparáveis a essas fontes de pesca e lazer “sem que haja providência de órgãos como o Inema, que parece não existir”.
“BAHIA MAIS VERDE”
Lançado pelo Governo do Estado, o programa “Bahia Mais Verde” foi a boa notícia do Dia Internacional do Meio Ambiente, registrou o vereador Professor Ivamberg (PT). Sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a proposta prevê planos regionais para promover a preservação de espécies em processo de extinção, o monitoramento de mananciais, dentre outras ações voltadas para o tema. “A medida trás esperança aos baianos de uma ação firme e organizada pelo Estado no sentido de atacar os grandes problemas ambientais que estamos vivendo”, disse o petista. Ivamberg também chamou a atenção dos estudantes para a abertura das inscrições do Enem 2023. Iniciado hoje, o prazo vai até 16 de junho. “Muito importante para as pessoas que querem entrar na UEFS, por exemplo, o exame faz certificação de quem ainda não tem o ensino médio”.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.