Vereador propõe mais escolas na zona rural e integração da família às unidades
31 de agosto de 2020

Mais escolas em áreas rurais do município,  para integrar o máximo possível de crianças na educação municipal. Conforme o vereador Roberto Tourinho (PSB), essa deve ser uma das prioridades   da Prefeitura de Feira de Santana, para evitar a evasão de alunos. “Muitas crianças não estão estudando porque os pais não têm condições de mandar seus filhos para  locais distantes de onde moram. Foram criados em Feira muitos residenciais, alguns quase chegando na sede de distritos como Maria Quitéria e Humildes. Enquanto isso o transporte escolar não atende ao perímetro rural, só a área urbana”, discursou Tourinho, diante de um grupo de professores que compareceu à Câmara esta semana para pedir o apoio da Casa na luta pelo restabelecimento de valores salariais da categoria, reduzidos pelo Governo Municipal.

Pré-candidato a prefeito, o vereador considera estratégico um processo de integração entre o filhos e sua família na comunidade escolar.  “O filho estuda, mas o pai, a mãe ou o irmão não se sentem corresponsáveis pela manutenção das unidades. Assim, propõe, a escola deve ter equipamentos como quadras esportivas  “para que os pais dos alunos que ali estudam possam, num domingo, jogar futebol de salão e xadrez, por exemplo, e se  sintam partícipes”. Mais uma prioridade é aumentar a quantidade de escolas que funcionem em tempo integral. “Não podemos melhorar  se as nossas crianças não estiverem mais tempo nas escolas”. Tudo com foco no IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), assinala, ranking em que Feira de Santana se encontra em posição inferior ao preconizado.