A informação de que a Prefeitura de Feira de Santana realizará contratação de 300 professores através do REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) foi questionada pelo vereador Ivamberg Lima (PT) durante discurso na Câmara nesta quarta (24). Conforme o vereador, existem 39 professores concursados, aprovados no certame realizado em 2018, que ainda não foram nomeados.
O petista questiona, então, por que haverá a contratação de professores em regime temporário já que existem esses profissionais aguardando para tomar posse. “Nós, da Comissão de Educação e Cultura, conversamos com a secretária Anaci Paim e nos foi dito que foram abertas 170 vagas reais no concurso realizado em 2018. Se só foram convocados, até agora, 39 professores, então ainda existem 131 vagas reais que devem ser ocupadas por professores concursados”, disse.
O vereador solicitou que haja o cumprimento da obrigação de contratar os 39 profissionais – pois estes já entregaram a documentação, em vez de realizar a contratação de profissionais temporários que vão ocupar vagas, segundo a secretaria, de professores que estão em licença médica e licença-prêmio, por exemplo.
“Os professores que se aposentam originam vagas reais, que não deveriam ser ocupadas por vagas temporárias. Concurso gera vaga real, e não temporária. Então é preciso chamar os professores concursados”, disse. Ele frisou ainda que a alegação de que os professores temporários a serem contratados não aumentam os gastos da secretaria não condiz, já que os salários deverão ser pagos, além de outras despesas inerentes à contratação.
Para Ivamberg, a educação é essencial, e se não há cargos suficientes na secretaria, deve ser enviada a demanda para a Câmara, a fim de que seja discutida e aprovada, e os cargos para esses professores sejam criados. “Mas não podemos, de maneira alguma, concordar com o que está acontecendo”.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.