Vereador questiona dados referentes à vacinação contra covid-19 em Feira
17 de março de 2021

A vacinação do coronavírus que está ocorrendo em Feira de Santana, especialmente a interrupção do fornecimento de doses da vacina contra a covid-19 ocorrida na semana passada, foi tema de discurso do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) na Câmara, na segunda (15). O vereador correlacionou o assunto à data celebrada ontem – dia do consumidor, salientando que a interrupção fere os direitos do consumidor.

“Não se pode deixar passar em branco as consequências desse fato ocorrido na semana passada. É muito grave, tanto que houve troca no comando da Secretaria de Saúde (referindo-se à saída do médico Edval Gomes do comando da pasta e a posse do médico Marcelo Brito). Boa parte dos feirenses tomou conhecimento sobre a possibilidade das doses não chegarem e, quando o assunto se tornou público, tinha-se apenas 65% de aplicação das primeiras doses da vacina. No entanto, a mídia anunciou 71,1% e a Prefeitura divulgou 88%. Hoje o percentual do próprio painel de vacinação é 78%, sendo que a marca de vacinação era 85%”, pontua.

Jhonatas disse que interpelou na Secretaria de Saúde um documento para que sejam apresentadas formalmente a situação em que se encontra o município quanto às vacinas e quais as medidas que estão sendo tomadas para que o fato não se repita.

CONTRATAÇÃO DE VACINADORES E DIGITADORES

O professor Ivamberg Lima (PT) disse que a prova cabal da não atualização do sistema foi a divulgação, pela Prefeitura, de um edital para contratação de vacinadores e digitadores. “Se está havendo a necessidade de contratação é porque o sistema não está atualizado”, acredita.