Vereadores informam ações no recesso e revelam compromissos para os próximos meses
1 de agosto de 2023

De volta às sessões plenárias, após recesso de 30 dias, os vereadores discursaram hoje, na Câmara de Feira de Santana, sobre o trabalho realizado neste período e de suas expectativas para este segundo semestre legislativo. Todos eles tiveram oportunidade de usar a Tribuna por três minutos, tempo em que falaram sobre as visitas feitas às comunidades e observações acerca das carências na assistência do poder público. Pastor Valdemir (PV) disse que o desenvolvimento passa pela Câmara, razão para que o Legislativo tenha “total comprometimento” na discussão de projetos como o Orçamento Municipal.

O emedebista Edvaldo Lima destacou os investimentos da Prefeitura no bairro Tomba: “no quarteirão em obras, restam apenas três ruas a serem pavimentadas, mas que vão ser beneficiadas em breve”. Pretende buscar nesta nova etapa, através de indicações melhorar limpeza e conservação da cidade. A prioridade do vereador Professor Ivamberg (PT), no recesso, foi participar de reuniões e visitas a órgãos municipais. Verificou, em várias secretarias de Governo, como está a execução de verbas de subvenção e impositivas de 2022 e 2023. Esteve na Secretaria de Educação e na Secretaria de Políticas para Mulheres, onde tratou sobre o Selo Municipal da Empresa Amiga da Mulher.

Pautas como o reajuste do salário dos servidores e o Orçamento de 2024 estão previstas para serem debatidas no segundo semestre, registra Jhonatas Monteiro (PSOL). São temas que vão exigir do Legislativo Feirense “muita sabedoria”. Ele preconiza que os vereadores retomem os trabalhos “com muita sobriedade, para dar conta de uma tarefa que não é pequena para um município com problemas que exigem nossa atenção”. Petrônio Lima (Republicanos) lembrou da importância do papel da Câmara, uma vez que o Executivo depende da análise e aprovação de projetos pela Casa, para cumprir as demandas da cidade. “Sabemos que governo não trabalha sozinho”, disse ele, ao observar que os vereadores, além de elaborar leis, levam as solicitações aos órgãos competentes para que sejam feitas as diversas obras do dia a dia.

Para Galeguinho SPA (PSB), é fundamental aos vereadores verificar de perto a situação dos bairros e distritos e tentar a solução dos problemas. Esta é a “receita de uma legislatura bem produtiva”, segundo ele. O mais importante, assinala, é “estar na rua, vendo os problemas da sociedade”.  Corregedor da Câmara, ele recomenda aos colegas manter a cordialidade: “é essencial”. Luiz da Feira (Avante) agradeceu à sua assessoria, por ter se mantido firme, durante o seu trabalho no recesso, e reiterou compromisso de, neste próximo semestre, continuar lutando para conseguir “melhorias na qualidade de vida do nosso povo”.