Vereadores lamentam cancelamento de eventos importantes para agropecuária baiana
26 de outubro de 2023

Após a Prefeitura de Feira de Santana ter anunciado o cancelamento da Expofeira, principal evento agropecuário da cidade e o Governo do Estado fazer o mesmo em relação a 33ª edição da FENAGRO (Feira Nacional da Agropecuária), vereadores usaram a Tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta quinta-feira (26), para lamentar a não realização de eventos tão importantes para a economia do município e estado, respectivamente.

O vereador José Carneiro (MDB) foi o primeiro a levar o assunto para discussão. Além de ressaltar a importância dos dois eventos para a economia do estado, lamentou que vereadores aliados do Governo do Estado não tenham feito os mesmos questionamentos em relação ao cancelamento da Fenagro, como fizeram com a Expofeira. “É um absurdo que o cancelamento de um evento como a Fenagro, com tamanha relevância na área agropecuária do Estado e, até, do país, não seja tema de debate nesta Casa”, indagou.

Já o vereador representante do distrito de Ipuaçu e atuante no que se refere às questões agropecuárias, Jurandy Carvalho (PL), disse que o cancelamento da Fenagro é um descaso do Governo da Bahia. “Precisamos adotar medidas urgentes para que possamos tratar a nossa zona rural com mais zelo”, destacou.

O cancelamento da FENAGRO foi divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) na terça (24) sob a justificativa de que há questões administrativas e estruturais a serem resolvidas no Parque de Exposições de Salvador, local do evento. Já o cancelamento da Expofeira foi divulgado pela Prefeitura Municipal há cerca de um mês que, em nota, informou que “a decisão é por causa de um decreto que determina a redução de gastos públicos do município pelo período de 90 dias”, em diversas áreas, como combustíveis, energia, telefone, água, material de expediente, diárias de servidores e serviços terceirizados.