Domingo, 19 de setembro de 2021, 20:31:54


Ivamberg Lima

PT

Nascido em Feira de Santana no dia 10 de novembro de 1970, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, Ivamberg Lima (Ivamberg dos Santos Lima), filho de Pedro Emílio, trabalhador rural e de Dona Aurelina, dona de casa, vivenciou muitas descobertas ao lado dos irmãos Jonas e Nana. Com eles compartilhou experiências inovadoras e já era notória a sua busca constante pelo conhecimento. Moravam no município de Capela do Alto Alegre - BA, onde começou os estudos primários. Desde cedo destacava-se no ritmo de aprendizado; movido por sua paixão pelos estudos. 

Ivamberg retorna à Feira de Santana em 1990. Um jovem sonhador que veio prestar vestibular na UEFS, ingressou no curso de Odontologia; profissão que também exerce com maestria atualmente. Sempre acreditou nos esforços pessoais para garantir um futuro promissor. Nesse período, Ivamberg consegue aprovação no concurso do estado da Bahia e inicia sua vida docente na educação pública, transmitindo o seu conhecimento de professor para jovens humildes, que assim como ele, buscam prosperar dignamente. 

No ano de 1996 concluiu a graduação, e no ano seguinte serve ao Exército Brasileiro na função de cirurgião-dentista. Ivamberg então adentra como aspirante a oficial, dividindo-se entre as atividades na educação e no serviço militar, onde permaneceu por 07 anos e saiu na patente de Tenente Dentista.

Conheceu Sony em 1997, e no dia do seu aniversário no ano de 2000 consolidaram a celebração de casamento. Um amor que transbordou com a chegada dos filhos, e que aumenta a cada dia, formando o seu maior patrimônio: a família. Ivan Pedro, hoje com 15 anos e Mariana, com 13 anos inspiram-no a lutar pela democratização do ensino, tornando-o acessível a todos os jovens.

Professor Ivamberg iniciou a sua carreira acadêmica no Colégio Estadual General Osório, onde contabilizou 16 anos de serviço em sala de aula e 06 anos na direção. Os resultados do seu empenho o levou a receber o Prêmio Gestão Escolar, tornando-se uma referência pelos trabalhos administrados. E assim, foi ganhando visibilidade por sua competência em investir na educação de boa qualidade, considerando-a vital para a transformação social.

Em 2014 assumiu mais um grande desafio: deixar o Colégio General Osório pra assumir a gestão do CEEP  - Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde; do Centro Baiano (antigo Colégio Estadual), conciliando sua expertise em saúde e educação. Em sua gestão conseguiu melhorias na infraestrutura através da construção de laboratórios para os cursos técnicos, no intuito de ampliar significativamente a demanda, o que vem acontecendo. Em 2015, em reconhecimento às ações executadas nas duas gestões, foi convidado a assumir a direção do Núcleo Territorial de Educação – NTE 19 (antiga DIREC 02), onde foram realizadas diversas estratégias em prol da educação pública estadual no Território Portal do Sertão. 

Em 2017,  combinando as diversas atividades realizadas, e por compreender que o papel do educador é sempre aprimorar-se, o Professor Ivamberg foi aprovado no Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, na Universidade do Estado da Bahia, concluindo no ano seguinte. Agregando os saberes adquiridos enquanto Especialista em Gestão Escolar; pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Farmacologia; pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Ciências da Natureza; pela Universidade de Brasília, Especialista em Implantodontia; pela instituição Faculdades Unidas do Norte de Minas, além da Licenciatura em Ciências Biológicas.

Como os desafios são contínuos, neste ano de 2020 fomos surpreendidos por uma longa Pandemia, contudo o Professor Ivamberg segue se reinventando. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, solicitou desincompatibilização do NTE 19 para concorrer ao cargo de vereador no município de Feira de Santana, por entender-se como parte da classe trabalhadora e feirense raiz. O Professor Ivamberg é referendado por sua história e trajetória vitoriosa, que pretende expandir enquanto representante do povo; contribuindo com o desenvolvimento de Feira de Santana e região. E sente-se preparado para escutar e defender os interesses de todos os feirenses na Câmara Municipal de Vereadores, um lugar importante no campo dos direitos dos cidadãos e melhoria das condições de vida da população, e que requer o compromisso de pessoas qualificadas.


E-mail: professorivamberg@feiradesantana.ba.leg.br

Telefone: (75) 3321.8714