FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Wilson do Monte e uma história de afeto com Feira de Santana: cidadania reconhecida
17 de maio de 2022

Em clima de celebração e com o coração transbordando de gratidão. Foi assim que o servidor público aposentado, músico e eterno escoteiro Wilson Soares do Monte contou a sua de história de afeto com Feira de Santana, o cenário que escolheu para praticar o seu projeto de vida. Aqui disseminou a cultura do trabalho coletivo, construiu família, escreveu versos e viveu. Toda essa trajetória foi coroada na noite desta segunda-feira (16), quando recebeu o Título de Cidadão Feirense. 
 
“Hoje me torno, oficialmente, cidadão feirense e este é um fato que desperta os melhores sentimentos”, disse o homenageado, em um breve, porém emocionado, discurso de agradecimento. Ele citou alguns capítulos de suas vivências na Princesa do Sertão, especialmente os que envolvem a família – a esposa Anete, as filhas Thaiz e Júlia e os netos. “A minha família e o escotismo são as principais razões de minha permanência nesta cidade”, destacou Wilson do Monte. 
 
Nascido em Salvador, onde iniciou no Movimento Escoteiro, Wilson chegou em território feirense em 1969. Atuou no extinto Jornal Feira Hoje, contribuiu com a formação de crianças e adolescentes e, paralelamente, com o cenário cultural feirense. O relevante trabalho foi destacado pelo vereador Silvio Dias (PT), autor da homenagem. “Peça fundamental para o desenvolvimento do Grupo Escoteiro Domingos Barbosa de Araújo, na década de 80, atualmente é diretor presidente e condecorado Presidente de Honra”, citou.  
 
“No decorrer destes 52 anos de atuação na cidade de Feira de Santana Wilson Soares do Monte contribui com a sociedade, através do Escotismo coopera com a formação do indivíduo como cidadão, visando a promoção de um mundo melhor”, afirmou Silvio Dias, que presidiu a sessão solene. A atuação de Wilson em prol de uma sociedade melhor mereceu destaque também por parte de José Pracílio da Silva Filho, diretor de Métodos Educativos da Unidade Escoteira Local e membro da Diretoria Escoteira Nacional.  
 
Julia do Monte, jornalista e filha do homenageado, fez um testemunho emocionante sobre a força inspiradora representada por Wilson, principalmente para a família. “Temos orgulho de sua trajetória”, enfatizou. Também se pronunciaram durante a sessão solene Naron Vasconcelos, Moura Pinho o chefe Márcio – a quem o vereador Silvio Dias estendeu a homenagem da noite. “Grande professor e companheiro de escotismo”, definiu, lembrando que no escotismo ele representa a figura do “irmão mais velho”.  
 
A Mesa de Honra da solenidade foi composta pelo vereador Silvio Dias, vice-presidente do Legislativo, ao lado do homenageado e sua esposa Anete Rodrigues do Monte, Moura Pinho, Procurador Geral do Município, professor Aurelino Bento, representando o deputado federal Zé Neto, e Guilhermino Vacarezza, representando o deputado estadual Robinson Almeida. No plenário e na galeria, familiares de Wilson Soares do Monte, o “chefe Wilson”, e escoteiros de Feira de Santana.  
 
 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.