“A saúde pública está um caos, chegou na UTI”, declara vereador
1 de junho de 2021
“Neste final de semana recebi vários telefonemas de pessoas que estavam nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e nas policlínicas de Feira de Santana tentando conseguir transferências e não estavam conseguindo. A saúde pública está um caos, chegou na UTI”. A declaração é do vereador Jurandy Carvalho (PL), em pronunciamento na Câmara Municipal nesta terça (01).
O vereador critica a questão da saúde pública na cidade, especialmente a postura adotada por parte dos Governos municipal e estadual. “Me preocupa essa questão da saúde pública, principalmente para a gente que habita a zona rural. Mas esse papel não é nosso, mas sim do Estado e do Município, que não disponibilizam vagas suficientes para que as pessoas sejam atendidas e bem tratadas”, disse.
Jurandy Carvalho lembrou a situação vivida pelo colega vereador Pedro Cícero (Cidadania), que passou mal na semana passada e precisou ser regulado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). “Eu soube que o presidente desta Casa esteve lá para interferir, assim como o vereador Luiz da Feira (PROS), que também foi lá para que a regulação fosse rápida. Aí eu pergunto: e as pessoas lá da zona rural que não têm amizade e não têm a quem recorrer? Como é que ficam essas pessoas perante a saúde pública do município?”, indagou.
Segundo ele, os moradores da zona rural vivem sofrendo e, até mesmo, morrendo, por falta de leitos hospitalares disponíveis no Município e no Estado. “Quero, então, fazer um apelo ao governador, para que ele construa mais leitos de enfermaria em unidades hospitalares da nossa cidade. Ele já construiu leitos de UTI, e agora precisa instalar leitos de enfermaria, para que as pessoas não morram”.