FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Abolição da escravatura e garantias dos cidadãos, algumas das nobres causas do jurista Rui Barbosa
30 de março de 2023

Causas como a abolição da escravatura e as garantias individuais do cidadão no texto constitucional estão entre as nobres lutas empreendidas por Rui Barbosa. A lembrança é do advogado João Gabriel, representante da Subseção Regional da OAB, que falou sobre o jurista durante sessão solene realizada hoje na Câmara de Feira de Santana em alusão ao centenário de morte do inesquecível jurista baiano. Na mesma cerimônia, também foi celebrado outro jurista baiano, Roque Aras, este recentemente falecido.

A iniciativa do reconhecimento foi do vereador Fernando Torres (PSD). Ausente em virtude de uma viagem de urgência, ele indicou o colega Sílvio Dias (PT) para presidir os trabalhos. “Nos 100 anos de sua morte é bom reviver tudo que ele fez por nós”, disse o jovem advogado Gabriel, ao falar sobre a importância de se reverenciar Rui Barbosa, “grande diplomata, jurista, político e conhecedor da língua portuguesa”.  Para o palestrante, a famosa frase “Maior do que a vergonha de não ter vencido é a vergonha de não ter lutado”, de autoria do ex-senador, sintetiza umas das características que mais marcaram a vida do baiano. “Não se pode falar dele, sem lembrar da luta pela dignidade e honradez”.

Silvio Dias, na abertura do evento, ressaltou a satisfação em prestar homenagem a homens que “enchem de orgulho os baianos”, sobretudo pelo trabalho pautado na inteligência e no comportamento ético. Conforme o petista, “Rui Barbosa imprimiu seu nome no rol dos intelectuais mais importantes do Brasil atuando em favor dos mais necessitados e sempre do lado da justiça. “Por isso, o reconhecimento não é só da Câmara. Toda Feira agradece pela vida deles”, destacou.  

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.