O enfrentamento de problemas com a internet, durante a realização das aulas remotas na rede pública municipal de Feira de Santana, foi apontado como um dos impasses para a retomada das aulas durante o período de pandemia do coronavírus. Segundo o diretor do Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE), Arivaldo Vieira de Santana, “enfrentamos um problema com a internet, porque ainda é péssima em nosso país e, por isso, ainda não estamos totalmente preparados”.
A afirmação do diretor foi feita durante discurso em audiência pública virtual organizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, nesta sexta (16), composta pelos vereadores Ivamberg Lima (PT), presidente; Pedro Cícero (Cidadania), vice-presidente; e Jhonatas Monteiro (PSOL), membro. Arivaldo disse que a fibra ótica é deficitária e que, na zona rural, esse déficit é ainda maior. Frisou que há uma grande quantidade de alunos que vivem na zona rural e sofrem com essa questão e que, inclusive, há famílias com três estudantes em casa que sentem dificuldades para assistirem às aulas.
“Buscamos encontrar um caminho para iniciar a retomada das aulas junto com as secretarias de saúde municipal e estadual. Fizemos um trabalho de infraestrutura para poder oferecer a internet necessária para a transmissão das aulas, e também adotamos outras medidas, pois precisamos ter um retorno sólido e preparado”, pontuou.
Informou que é sabido sobre a dificuldade existente entre alguns professores que, assim como os alunos, também sofrem com o acesso à internet, e disse que estão sendo elaborados e realizados cursos para melhor prepará-los para a retomada das aulas virtuais de forma organizada. “As redes estadual e municipal estão unidas para traçar as estratégias de comunicação e acolhimento, dentre outras coisas, para minimizar as dificuldades existentes neste processo de aulas remotas”, disse.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.