Alunos e professores apelam ao Estado para não municipalizar Escola João Batista Carneiro no Km 7 (distrito João Durval)
21 de dezembro de 2022
Moradores do povoado Km 7, localizado no distrito Governador João Durval, estão apreensivos, em virtude da possível municipalização da Escola Estadual João Batista Carneiro, a única de ensino médio da localidade. Segundo o vereador Lulinha (União Brasil), a medida já teria sido comunicada pela Secretaria de Educação do Estado à diretoria da unidade de ensino. Uma professora lhe telefonou “desesperada” para relatar a situação. O vereador ficou comovido, por se tratar de uma ex-aluna do estabelecimento. Uma reunião da comunidade está prevista para hoje, com o objetivo de discutir a situação. O prejuízo para os cerca de 400 estudantes adolescentes e adultos que fazem o 2º grau na escola é “preocupante”, diz o vereador.
Afinal, muitos desses alunos são residentes na vizinhança, a exemplo dos povoados de Três Riachos, Santa Luzia e Pedra da Canoa. Essas pessoas, argumenta, vão ficar sem alternativa para continuar os seus estudos, inclusive os cursos técnicos oferecidos na João Batista Carneiro. Para Lulinha, não procede a justificativa do Governo Rui Costa, de proceder a municipalização para que a escola passe a ofertar o ensino fundamental. Segundo ele, a Prefeitura tem projeto de construir uma unidade na região, mas não pode ser de 2º grau, “que é uma obrigação do Estado”. O governador, ele diz, tem um “grande débito” com Feira de Santana, pois “deixou os distritos de Matinha, Jaíba e Tiquaruçu sem uma escola estadual”.