Ambientalista tem trabalho reconhecido com Comenda Maria Quitéria
15 de setembro de 2022
Uma origem humilde, uma vida marcada por desafios e uma paixão dupla, pela educação e pelo meio ambiente. Este é o resumo da trajetória de João Dias de Santana, que na noite desta quarta-feira (14) foi contemplado com a Comenda Maria Quitéria, a maior honraria concedida pela Casa Legislativa. Ele agradeceu a homenagem com um vídeo apresentando imagens de todas as lagoas do município e trechos do Rio Jacuípe.
Pedagogo e Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, João Dias realiza um trabalho inspirador como professor e também como diretor de Planejamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). Sua trajetória como ambientalista inclui a participação em vários comitês da área e hoje é diretor da Associação de Produtores Rurais e Pescadores do distrito de Ipuaçu. A sua história também foi mostrada em vídeo durante a sessão.
O vereador Pastor Valdemir (PV) justificou a homenagem por tudo o que João Dias representa para Feira de Santana, a Bahia e o Brasil, “porque quando defendemos o meio ambiente em um local, esse trabalho abrange todo o país”, conforme frisou. Na visão do vereador, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, a preocupação e o cuidado com o meio ambiente não refletem apenas na cidade, sejam nas pequenas ações ou em grandes eventos.
Co-autor do projeto que propôs a homenagem, o vereador Jurandy Carvalho (PL) fez a saudação a João Dias, destacando a competência do mesmo. “Ele é aquele tipo que chamamos na roça de ‘pé de boi’. A Secretaria de Meio Ambiente era uma antes e é outra depois de sua atuação”, disse, ressaltando que o trabalho do mesmo não é político. “Com conhecimento técnico, ele defende nossas lagoas, nossas nascentes, nosso meio ambiente”, pontuou o vereador.
Afirmando que antes de ser vereador é produtor rural, Jurandy atribuiu a mesma condição a João Dias. Ambos são nascidos na localidade de Mergulho, no distrito Governador João Durval. “Ipuaçu gerou homens dignos para trabalhar por esta terra”, disse, citando nomes como o ex-governador João Durval, Josafá Ramos Dantas (Tutinho), João Carneiro, Ângelo Mário de Carvalho, Carlito do Peixe, Dival Machado e João Dias, dentre outros.
A sessão foi presidida pelo vereador Pastor Valdemir, que compôs a Mesa de Honra ao lado do vereador Jurandy Carvalho, Norma Cardoso, assistente social da Conder e Sérgio Carneiro, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, representando o prefeito Colbert Martins. Um momento de destaque da noite foi a participação da cantora Celiah Zaiin, que cantou o Hino a Feira de Santana.