FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Aprovada, em primeira discussão, proposta que obriga a disponibilização de locais de descanso para profissionais da enfermagem
17 de junho de 2021

Os profissionais de enfermagem poderão ter locais específicos nos equipamentos de saúde de Feira de Santana para descansarem entre seus plantões. O Projeto de Lei 075/2021, com este intuito, foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (17), em primeira discussão. A iniciativa da vereadora Lu de Ronny (MDB) teve o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação rejeitado pela maioria dos parlamentares presentes e contou com 14 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções.

Seguindo para a segunda discussão, a proposta pretende obrigar os equipamentos de saúde em funcionamento no município, sejam públicos ou privados, a disponibilizarem aos profissionais de enfermagem, locais de repouso com as condições de conforto e salubridade. As salas deverão ter uma área útil compatível com a quantidade diária de trabalhadores da categoria em serviço. Elas também precisarão ser providas de instalações sanitárias e mobiliários adequados, com conforto térmico e acústico.

Em caso de descumprimento, o Projeto de Lei prevê a aplicação de sanções administrativas que vão de advertência até multa de R$1.000,00, valor que será atualizado anualmente com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Enfermeira por formação, a vereadora Lu de Ronny, destaca que a iniciativa visa garantir “o mínimo de dignidade aos profissionais de saúde”, especialmente em meio à pandemia da Covid-19, quando os trabalhadores entram em exaustão após plantões sequenciados. “No momento atípico que estamos passando, os profissionais da saúde descansam em locais inapropriados, em poltronas, em colchões no chão e isso tem trazido sérios problemas para a nossa classe”.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.